Outras notícias
O presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, recebeu na manhã deste dia 2/2, na sede da entidade, em Brasília, a visita do vice-presidente da União Mundial das Profissões Liberais – UMPL, o tunisiano Faouzi Kechrid.
Durante a reunião entre os dirigentes, foram discutidos os principais problemas que afligem as diversas categorias de profissionais liberais ao redor do mundo, principalmente na questão da globalização do desemprego.
“As dificuldades econômicas em escala global têm impactado muito fortemente a disseminação do fantasma do desemprego na maioria dos países e, principalmente, àqueles com o quadro social mais fragilizado, como é o caso dos países emergentes”, atestou Faouzi Kechrid.
Para o dirigente da UMPL, outro lado perverso do desemprego é que, além de afetar àqueles que perdem diretamente os postos de trabalho, fecha as portas também para aqueles profissionais recém-formados, em busca da primeira colocação no mercado de trabalho.
“É uma situação extremamente grave a que observamos e devemos reconhecer que atinge todas as categorias de trabalhadores, e não somente aos profissionais liberais. A união para resolver esse problema deve ser uma prioridade do movimento sindical internacional”, disse.
Fazendo coro com o companheiro tunisiano , o presidente da CNPL acrescentou à discussão, dados recentes referentes ao desemprego no Brasil e ressaltou que esse fenômeno tem provocado também outros danos colaterais, como o expressivo aumento da informalidade, fruto do fechamento indiscriminado de postos de trabalho com carteira assinada.
“Segundo projeções recentes da Organização Internacional do Trabalho – OIT, em 2017, o Brasil será responsável por um em cada cinco trabalhadores desempregados no mundo. É um passivo muito grande de dificuldades que só tendem a se agravar e nesse ínterim, o movimento sindical das profissões liberais tem de botar em prática uma atuação protetiva em escala global, com ações que aprofundem a observância das práticas de trabalho decente e respeito aos direitos laborais em todos os países”, concluiu Carlos Alberto de Azevedo.
Em outubro desse ano será realizado no Brasil o Congresso Mundial da UMPL, oportunidade na qual serão realizadas eleições para a presidência da entidade. O atual vice-presidente Faouzi Kechrid concorre ao cargo e conta com o apoio da CNPL.
Assessoria de Imprensa – Comitê de Divulgação CNPL
Fale com a CNPL