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Foto: IA/Fim desses carros na Uber
A partir de janeiro, os motoristas da Uber precisarão se adequar a novas regras impostas pela plataforma.
A empresa anunciou uma atualização rigorosa em sua lista de veículos permitidos, banindo uma série de modelos das duas principais modalidades de serviço.
Entre os carros proibidos que não poderão mais ser utilizados estão nomes populares como o HB20 e o Renault Sandero.
Essas mudanças fazem parte de uma estratégia para elevar o padrão de conforto e segurança oferecido aos passageiros, mas podem impactar diretamente a vida de muitos motoristas parceiros.
Entenda por que o HB20 e Renault Sandero sairão da Uber
Desde 2009, o aplicativo se tornou praticamente indispensável.
Surgido na Califórnia, nos Estados Unidos, o serviço se expandiu por todo o mundo e está presente em mais de 10 mil cidades, incluindo as brasileiras, onde tem um dos maiores mercados.
Segundo a Uber, cerca de 100 milhões de pessoas já utilizaram a plataforma no Brasil.
Uma pesquisa do IBGE também mostrou que há mais de 721 mil motoristas em atividades, sendo uma alternativa para o desemprego, movimentando milhões de reais diariamente.
Contudo, há regras importantes para se cadastrar no aplicativo.
Uma delas, claro, está em relação ao modelo do carro.
Segundo informações do Autoesporte, já no primeiro dia de 2025, uma longa lista de carros proibidos na Uber não servirão mais para as modalidades Black e Comfort.
Entre os modelos estão o HB20 e Renault Sandero.
Em um comunicado, a empresa explicou o motivo de carros proibidos na Uber.
A indústria automotiva está em constante evolução.
Desta forma, está sempre atualizando os modelos das categorias premium, em busca de manter essas modalidades atrativas e proporcionar a melhor experiência.
Saiba quais serão os carros proibidos na Uber em 2025
Entre os carros proibidos na Uber Black e Comfort estão:
Apesar disso, os modelos de veículos continuarão normalmente oferecendo serviços por meio da dinâmica comum.
No Comfort, onde estão o HB20 e Renault Sandero, os modelos são maiores e o preço costuma estar no intermediário entre o mais caro e o mais barato.
Já no Black, são motoristas profissionais, com carros de luxo.
O X, por sua vez, serve para o cotidiano, com corridas curtas e acessíveis.
O aplicativo estreou no Brasil em 2014.
Até pouco tempo, a plataforma também trabalha com o Uber Eats, de entrega de comidas, mas deu fim ao serviço e dispensou seus colaboradores.
Entre os principais concorrentes, aparece o 99.
Redação CNPL sobre artigo de Valdemar Medeiros
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