Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

CNPL participa de reunião da União Mundial das Profissões Liberais

Outras notícias

...

Escassez de energia limitará data centers de IA no futuro

O alerta é do Gartner, apontando que consumo energético para GenAI excederá a capacidade de produção das concessionárias até 2027…

Proteção à maternidade e os benefícios tributários aos empregadores

Novos desdobramentos sobre a proteção à maternidade alinham responsabilidade social e eficiência financeira Crédito: Freepik A proteção ao trabalho da…

Fim da escala 6×1 seria desastroso para construção, acreditam entidades do setor

Sem esse modelo de trabalho, mercado teria que buscar a contratação de novos trabalhadores em um cenário de escassez de…

TST valida gravação sem consentimento como prova contra empregador

Colegiado aceitou a gravação por considerá-la lícita quando realizada por um dos interlocutores.  Gravação telefônica com más referências de vendedora…

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) participou, no dia 20 de fevereiro, em Paris, na França, da reunião da União Mundial das Profissões Liberais (UMPL), a qual a entidade é filiada. O encontro pautou a agenda de trabalho para 2017 e prevê, em celebração aos 30 anos da UMPL, a realização de um Seminário, em novembro, com foco na situação da imigração no mercado de trabalho mundial e o trabalho decente.

O conceito de trabalho decente foi adotado durante a Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1999, em resposta à crise mundial do emprego para reafirmar o que se entende como os quatro pilares fundamentais do trabalho decente: emprego, proteção, direito e diálogo. O objetivo dessa campanha permanente é reafirmar o direito ao trabalho de qualidade e colocá-lo no centro das políticas de desenvolvimento econômico e inclusão social, redução da pobreza e das desigualdades sociais e o fortalecimento da governabilidade democrática. A estratégia para tal consiste na construção de Agendas Nacionais de Trabalho Decente em todos os países membros, seguidos de seus planos de implementação. O principal resultado desse esforço foi o de tornar o conceito do Trabalho Decente um paradigma para as relações de trabalho em todo o mundo.

Importante ressaltar que o trabalho decente é pauta permanente da CNPL, por meio da tese “A escravidão contemporânea e sua incidência sobre os profissionais liberais no Brasil e no Mundo”, que reforça a denúncia de exploração e de precarização das relações de trabalho dos profissionais liberais. A tese foi aprovada no 18º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (CONAMAT), em abril de 2016, em Salvador/BA, e está em período de veiculação na Jornada Mundial pelo Trabalho Decente, em caráter permanente.

A relação de trabalho dos imigrantes gera preocupação em diversos países, tendo em vista o grave cenário de violação aos direitos humanos e ao descumprimento das leis trabalhistas. No caso dos estrangeiros que, em fuga da fome, da miséria e da desesperança migram para outros países em busca de melhores condições de vida e acabam enfrentando uma realidade que se assemelha à escravidão contemporânea. Além disso, muitos trabalhadores imigrantes são excluídos socialmente, embora inseridos informalmente no mercado de trabalho.

A convite da CNPL, a União Mundial das Profissões Liberais confirmou presença na programação do VIII Congresso Nacional das Profissões Liberais, que será realizado de 16 a 18 de maio, em Brasília/DF. O evento será norteado pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), com eixos de debate sobre o desenvolvimento social, político e sustentável e abrangerá a definição dos rumos e metas de trabalho da CNPL no próximo quadriênio de trabalho, 2017-2020.

30 anos da UMPL

A celebração de 30 anos da União Mundial das Profissões Liberais (UMPL) também foi outro ponto de pauta da reunião. Durante as últimas três décadas a UMPL assumiu o compromisso e participa ativamente de movimentos internacionais, com filiados no Brasil, França, Espanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Romênia e em outros países. A entidade internacional possui assento na OIT (Organização Internacional do Trabalho), na Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), na ONU (Organização das Nações Unidas) e na OMC (Organização Mundial do Comércio). Atualmente, contabilistas, advogados, veterinários, arquitetos e vários outros profissionais liberais são representados pelas entidades filiadas à UMPL.

Participação

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) esteve representada na reunião pelo presidente, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, pelo segundo-vice-Presidente, Moisés Antônio Bortolotto e pelo secretário de Relações Globais, Divanzir Chiminacio.

]]>