Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Receita Federal inclui novos bancos no monitoramento de dados de cartão de crédito e Pix

Outras notícias

...

Países do Brics já representam mais de 40% da população e 37% do PIB global

Os membros possuem 72% das reservas de terras raras e 70% da produção global de carvão mineral  Foto: Secretaria de…

MTE cancela 959 Registros Sindicais e notifica mais 90 passíveis de cancelamento

Ministério do Trabalho faz modernização de acesso ao registro sindical no CNES/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.  O Ministério do Trabalho e…

Por que a influência da China sobre os portos globais tem gerado preocupação

Governo chinês investiu pesadamente na construção de portos em todo o mundo, e as empresas privadas chinesas agora têm uma…

INSS altera regras de crédito consignado para novos aposentados a partir de janeiro de 2025

Mudança visa proteger aposentados e pensionistas contra assédio de bancos; portabilidade estará disponível apenas após 90 dias.  INSS altera regras…
  • 8 de janeiro de 2025

Medida pretende identificar irregularidades, combater fraudes e garantir o cumprimento das leis tributárias

 A Receita Federal passou a monitorar no dia 1º de janeiro de 2025 os dados de cartões de crédito e Pix de novas instituições financeiras.

Agora, essas operadoras de cartões e instituições de pagamento ficam obrigadas a enviar os dados  semestralmente.

A nova medida da Receita pretende identificar irregularidades, combater fraudes e também garantir o cumprimento das leis tributárias.

  • R$ 5 mil para pessoas físicas;
  • R$ 15 mil para pessoas jurídicas.

Apesar disso, vale ressaltar que o envio desses dados só será necessário quando os valores movimentados ultrapassarem determinados limites, seja por tipo de operação ou outras transações financeiras, sendo eles:

A nova exigência expande o controle já aplicado aos bancos públicos e privados, uma vez que instituições bancárias já enviavam regularmente informações sobre Pix, aplicações financeiras, seguros, planos de previdência, investimentos em ações e demais serviços.

Todos os dados coletados pela Receita Federal serão enviados por meio do E-financeira, sistema eletrônico que centraliza informações financeiras de todo o país

Segundo reforça o órgão, a medida não significa invasão de privacidade, mas o combate a irregularidades e a promoção de uma maior transparência no sistema financeiro brasileiro.

Os primeiros dados serão reportados no segundo semestre de 2025, em agosto, com base no primeiro semestre, e o prazo para o próximo será de fevereiro de 2026.

Redação CNPL sobre artigo de Lívia Macario