Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Profissionais da saúde se reúnem na CNPL

Outras notícias

...

A Tabela Fipe não serve para mais nada: lojistas estão sistematicamente pedindo até 40% a mais do que o valor de mercado

bmw 320 2024 1 Nas últimas semanas, olhando os sites de classificados, para tentar achar um carro da maneira que…

COP-30 à vista, o Brasil sob holofotes

É essencial que a governança fundiária avance, viabilizando a criação de um mercado de carbono regulado que garanta segurança jurídica,…

Menor oferta mantém preços dos ovos em valores recordes

Onda de calor pode afetar a produção e a qualidade do produto, alerta o Cepea  Foto: Adobe Stock A baixa…

Precatórios judiciais podem superar CDI em até 431%, mas são bem arriscados

Investimento em precatórios pode oferecer retornos expressivos, mas exige atenção aos prazos e à liquidez, segundo especialistas (Foto: Steve Buissinne/Pixabay)…

A Comissão de Saúde da CNPL reuniu-se no último dia 27, na sede da entidade em Brasília para discutir propostas em relação às demandas das categorias em relação ao Sistema Único de Saúde e reivindicações profissionais e trabalhistas. Estiveram presentes representantes das categorias de Odontologistas, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Farmacêuticos e Médicos Veterinários, que juntos preparam sugestões que serão encaminhadas pela Confederação Nacional das Profissões Liberais aos órgãos competentes.

“A CNPL neste momento cumpre um papel muito importante que é o de reunir todas as Federações representadas por ela para encampar uma luta para  reverter os baixos salários do Sistema Único de Saúde- SUS pago aos profissionais da saúde, contra a questão da precarização do trabalho, quando muitos trabalhadores são contratados sem nenhum direito trabalhista, sem direito à aposentadoria, em claro descumprimento à Constituição Federal. A CNPL assumiu o papel, junto com suas entidades filiadas, de intensificar a luta pelo Piso Salarial Único para o Sistema de Saúde, observando-se o nível de formação de cada profissional, proporcionando uma isonomia salarial”, reivindicação histórica de todas as categorias, ainda mais nesse momento em que o SUS completa 25 anos de implantação”, explicou Joana Batista de Oliveira Lopes, presidente da Federação Nacional dos Odontologistas – FNO e coordenadora da Comissão de Saúde da CNPL.

Segundo Joana Batista, a ideia central é a preparação de um Piso Nacional Salarial abrangendo todas as categorias. “Queremos estabelecer uma interlocução com todos os profissionais de saúde brasileiros, Os médicos, por exemplo, têm sofrido muito, a exemplo das demais categorias da saúde com a precarização profissional, com as más condições de trabalho e dos hospitais, com o baixo investimento feito pelo governo em todos os aspectos das políticas de saúde no Brasil e é para mudar esse quadro que estamos nos unindo através da CNPL que é uma Confederação Nacional de Trabalhadores e vai nos permitir amplificar nossas reivindicações”, assegurou Joana.

Outras reivindicações dos profissionais dizem respeito a uma maior participação dos trabalhadores dentro do Conselho Nacional de Saúde, que é o órgão que dita aas regras para o SUS. “Esperamos com essa luta, sensibilizar a presidente Dilma Roussef para que dirija um olhar mais atencioso para os cuidadores da vida e da saúde da população. Nossa gente precisa de cuidados e esses cuidados tem que ser prestados por uma pessoa que disponha de tranquilidade, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Enfim, o profissional de saúde precisa ser bem remunerado, pois ele trata com vidas”, concluiu Joana Batista.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Comitê de Divulgação CNPL