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O maior túnel subaquático do mundo, com 18 km de extensão, conectará Dinamarca e Alemanha em apenas 7 minutos

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  • 11 de julho de 2024

Foto: Ilustração do maior túnel subaquático do mundo

Obra usará aço suficiente para construir 50 Torres Eiffel

Viagem rápida que liga países em apenas minutos:

Conheça o túnel Fehmarnbelt, o MAIOR túnel subaquático do MUNDO.

Já imaginou atravessar fronteiras em menos de 7 minutos?

Essa é a incrível proposta do Túnel Fehmarnbelt, o maior túnel subaquático do mundo.

Com 18 quilômetros de extensão, ele conecta Rodbyhavn, na Dinamarca, a Fehmarn, na Alemanha.

Atualmente, o percurso entre esses dois pontos só é possível por meio de balsa, um trajeto que leva 45 minutos.

Com o novo túnel, esse tempo será drasticamente reduzido, transformando a forma como viajamos entre os dois países.

A previsão é de que o Túnel Fehmarnbelt revolucione o transporte na região, oferecendo uma alternativa rápida e eficiente, que promete não apenas facilitar a vida dos viajantes, mas também impulsionar o comércio e o turismo entre a Dinamarca e a Alemanha.

Foto: Obras avançadas do Túnel Fehmarnbelt/Divulgação

A rota traçada pelo fundo do Mar Báltico também será a mais curta entre a região da Escandinávia e o resto da Europa.

A construção do Túnel Fehmarnbelt começou em 2020 no lado dinamarquês e em 2021 no lado alemão.

A previsão é de que o maior túnel subaquático fique pronto em 2029.

Imponente, a obra do túnel conectará Dinamarca e Alemanha e requer 360 mil toneladas de aço, equivalente ao necessário para construir 50 Torres Eiffel iguais às do mais famoso cartão postal de Paris.

Cerca de 19 milhões de metros cúbicos de areia, pedra e solo estão sendo dragados para acomodar o Túnel Fehmarnbelt.

No mar, centenas de marinheiros trabalham para submergir as partes construídas do maior túnel subaquático do mundo, dividido em 70 seções padrão e 10 especiais.

Cada uma delas pesa 73 mil toneladas e tem 217 metros de comprimento.

A expectativa é que o túnel subaquático Fehmarnbelt possa operar por pelo menos 120 anos

Os pedaços são montados e fundidos em terra firme para, em seguida, serem posicionados no fundo do mar com a ajuda de barcos.

O túnel conectará Dinamarca e Alemanha e, segundo o site do projeto, algo em torno de 60 a 70 embarcações foram empregadas para esse fim.

Quando o maior túnel subaquático do mundo estiver completo, equipes de instalações técnicas e mecânicas trabalharão simultaneamente para equipar o maior túnel subaquático do mundo com trilhos ferroviários, ventilação, câmeras, sinalizações, pinturas, entre outros.

Há também um portal que interliga a parte submersa do Túnel Fehmarnbelt com a ferrovia e a estrada em terra firme.

Foto: Obras Túnel Fehmarnbelt/Divulgação

A expectativa é de que o maior túnel subaquático opere por pelo menos 120 anos. Além de reduzir o tempo de viagem entre os países europeus, o projeto tem como objetivo reduzir emissões de CO2 ao oferecer uma rota mais curta e rápida, assim como reduzir o engarrafamento nas estradas.

Túnel conectará Dinamarca e Alemanha após investimento bilionário

A Fermarn A/S, empresa responsável pela execução, destaca que o Túnel Fehmarnbelt é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa, com um orçamento total de mais de US$ 7,1 bilhões.

O projeto teve início em 2008, quando ambos os países assinaram um tratado para sua construção, enfrentando desafios legais e ambientais que adiaram sua implementação por mais de uma década.

Outro ponto importante é que sua construção envolve uma grande quantidade de materiais, tanto que o canteiro de obras do lado dinamarquês ocupa uma área vasta, comparável a 373 campos de futebol.

O túnel consiste em 79 secções padrão e 10 seções especiais, cada uma pesando cerca de 73 mil toneladas e com dimensões de 217 metros de comprimento por 42 metros de largura e 10 metros de altura.

Essas seções estão sendo fabricadas em terra firme, transportadas por balsa até o local de instalação e então submersas e seladas no fundo do mar, a profundidades de 40 metros.

Redação CNPL sobre artigo de Valdemar Medeiros