Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças inclui novas condições relacionadas ao trabalho

Outras notícias

...

Justiça de MT determina fim da cobrança de royalties da Bayer

Bayer afirma que vai recorrer da decisão; Aprosoja-MT calcula R$ 10 bilhões em ressarcimento aos produtores de soja O Tribunal…

Proposta de alíquota mínima de 10% no IR; o que esperar da nova medida?

Um dos principais especialistas em Direito Financeiro da Universidade de São Paulo (USP), e advogado associado ao escritório Silveira Athias…

Argentina elimina impostos sobre compras internacionais ao passo que Brasil endurece regras: dois caminhos opostos na economia do Mercosul

A disputa econômica entre Brasil e Argentina gera polêmica: um elimina impostos sobre compras internacionais e o outro endurece regras.…

Nova Portaria do MTE muda regras de trabalho aos domingos a partir de janeiro de 2025

Trabalho aos domingos: nova Portaria do Ministério do Trabalho muda regras a partir de janeiro de 2025 (Foto: Jeane de…
  • 4 de agosto de 2024

Confira quais doenças deverão ser comunicadas pelos profissionais de saúde ao governo federal.

O Ministério da Saúde vai incluir uma série de doenças e agravos relacionados ao trabalho na lista nacional de notificação compulsória.]

A relação inclui câncer relacionado ao trabalho, pneumoconioses (doenças pulmonares relacionadas à inalação de poeiras em ambientes de trabalho), dermatoses ocupacionais, perda auditiva relacionada ao trabalho, transtornos mentais relacionados ao trabalho, lesões por esforço repetitivo (LER)/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e distúrbios de voz relacionados ao trabalho.

A minuta da portaria que altera a Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública foi apresentada durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília.

De acordo com o texto, trata-se de “estratégia de vigilância universal, com periodicidade de notificação semanal e a partir da suspeição”.

Até então, apenas acidentes de trabalho, acidentes com exposição a material biológico e intoxicação exógena relacionada ao trabalho integram o rol de notificação compulsória.

A inclusão na lista significa que profissionais de saúde de serviços públicos e privados deverão comunicar obrigatoriamente os casos ao governo federal.

Como justificativa para a ampliação da lista, o ministério destacou que as doenças e agravos relacionados ao trabalho são evitáveis e passíveis de prevenção.

A pasta destacou ainda a possibilidade de identificar causas e intervir em ambientes e processos de trabalho.

“Os acidentes/doenças relacionados ao trabalho possuem custos sociais elevados para trabalhadores, família, empresa, Estado e sociedade.”

 Confira a lista que em breve será atualizada aqui.

Redação CNPL com informações Agência Brasil