Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Em reunião de Diretoria, CNPL alinha trabalho para garantir proteção social dos trabalhadores

Outras notícias

...

TST decide que a reforma trabalhista vale para contratos anteriores a ela

Por maioria, Corte trabalhista define que as mudanças na CLT devem ser aplicadas de forma imediata e a todos os…

Brasil na rota dos vírus  cibernéticos

O Brasil enfrenta uma crescente onda de ataques cibernéticos, incluindo ransomware, phishing e fraudes bancárias, afetando tanto indivíduos quanto grandes instituições. Somos…

Escassez de energia limitará data centers de IA no futuro

O alerta é do Gartner, apontando que consumo energético para GenAI excederá a capacidade de produção das concessionárias até 2027…

Proteção à maternidade e os benefícios tributários aos empregadores

Novos desdobramentos sobre a proteção à maternidade alinham responsabilidade social e eficiência financeira Crédito: Freepik A proteção ao trabalho da…

A 1ª reunião de Diretoria da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, de 2018, foi marcada por intenso debate para alinhamento do trabalho que assegura a proteção social dos trabalhadores, em médio e longo prazo, frente à legislação trabalhista vigente. A reunião aconteceu nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Brasília/DF.

Os dirigentes da Confederação compartilharam as experiências vivenciadas nos estados, junto às categorias da base, sobre a luta realizada para combater a fragilização do movimento sindical e a precarização das relações de trabalho. A preocupação coletiva abrange a continuidade do posicionamento acerca da soberania da Constituição Federal frente à vigência da legislação trabalhista.

A CNPL apresentou o andamento da participação inédita da entidade no projeto da União Europeia “Fortalecimento das redes de Organizações da sociedade civil do Brasil”, iniciado no segundo semestre de 2017. A Confederação está na segunda etapa do trabalho que prevê o fortalecimento e a ampliação do trabalho sindical das entidades de base nos estados a fim de colaborar para o desenvolvimento do Brasil.

O projeto da União Europeia permite, por meio do trabalho da CNPL, a realização de cursos, seminários, palestras, entre outras iniciativas para aperfeiçoamento do trabalho sindical nacional, presencialmente e também em ambiente digital. O resultado desta segunda etapa em andamento será formalizado entre os meses de fevereiro e março.

Segundo o presidente da Entidade, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, o momento requer fortalecimento do trabalho sindical em âmbito nacional. “É preciso resgatar a luta sindical em sua essência de origem, considerando o cenário de indignidade e desrespeito aos trabalhadores com a retirada de direitos básicos, defendidos no início do século. Nossa preocupação não se restringe somente no hoje, mas sim em um amanhã próximo, em que o trabalhador estará sozinho, desprotegido, para negociar com o empregador as relações de trabalho e a manipulação imposta pelo empregador prevalecerá sobre qualquer lei vigente. Não é essa realidade que queremos para os trabalhadores, muito menos não é esse futuro que desejamos para o Brasil”, ressaltou.

A Confederação acredita que o momento de mudança do país também exige do movimento sindical que sejam estabelecidas diretrizes ousadas para manter vivo o trabalho realizado pelos sindicatos, federações e confederações no último século em defesa dos trabalhadores. A CNPL reitera inclusive o amparo de natureza jurídica apresentado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF, em prol da legítima continuidade da luta sindical, assegurada nos artigos 146 e 149 da Constituição Federal, viabilizada por meio da Contribuição Sindical.

 

]]>