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Debaixo d’água: 5 túneis subaquáticos que estão redefinindo as fronteiras do mundo

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  • 20 de fevereiro de 2024

Explore as maravilhas da engenharia que ligam territórios.

Nas profundezas das águas, escondem-se verdadeiras maravilhas da engenharia moderna: os túneis subaquáticos. Essas estruturas representam inovação, superando desafios geográficos e conectando regiões separadas por vastos corpos d’água.

Vamos mergulhar nas histórias de cinco desses feitos extraordinários, revelando detalhes sobre suas localizações, dimensões e as técnicas construtivas que os tornam únicos.

Eurotúnel

Localizado entre Folkestone, no sul da Inglaterra, e Coquelles, no norte da França, o Eurotúnel ou Tunel do Canal atravessa o Canal da Mancha.

Com 50,5 km de extensão, dos quais 37,9 km estão sob o mar, é considerado a mais longa passagem submersa do mundo.

Foto: Shutterstock.

Este túnel é composto por três seções paralelas, oferecendo vias para trens de passageiros e carga, além de um túnel de serviço.

Com uma média de profundidade de 40m, tem o seu ponto mais baixo a 75m do nível do mar.

As escavações começaram em 1878, e a primeira viagem oficial só ocorreu 116 anos depois do início das obras, em 1994.

 Fehmarnbelt

Fehmarnbelt ligará a Dinamarca e a Alemanha, estendendo-se por 18 km sob o Mar Báltico.

Foto: reprodução.

Iniciadas em 2020, as obras deste projeto estão previstas para ser concluídas em 2029.

Em contraste com o Eurotúnel, que foi criado através de escavação, este novo empreendimento emprega tecnologias avançadas.

Será composto por 89 segmentos de concreto interconectados, com dimensões impressionantes: cada segmento terá 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e 9 metros de altura.

Essa estrutura monumental conferirá ao Fehmarbelt o título de mais longo túnel rodoviário e ferroviário submerso já construído.

Com essa inovação, a obra promete uma significativa redução no tempo de viagem entre os dois países, cortando quase pela metade a duração atual.

Santa Fé

Conectando as províncias argentinas de Entre Ríos e Santa Fé, este túnel subfluvial cruza o caudaloso Rio Paraná e se destaca por ser o primeiro túnel submerso da América Latina.

Suas obras iniciaram-se em 1962, sendo inaugurado em 1969.

O túnel tem cerca de 2400m metros de comprimento cobertos pela água.

As duas pistas de concreto são espaçosas, tendo quase sete metros e meio de largura, e o teto tem quase quatro metros e meio de altura.

O sistema de ventilação permite a renovação total do ar dentro do túnel a cada três ou quatro minutos.

Sua construção foi uma resposta às necessidades de mobilidade e comércio na região, representando um marco na engenharia sul-americana.

Santos-Guarujá

Foto: reprodução.

O futuro túnel Santos-Guarujá, no Brasil, projetado há um século, finalmente deve começar a ser construído em 2025 com previsão de término para 2028.

Com 860 metros de comprimento submersos e profundidade média de aproximadamente 21 metros, será o primeiro do tipo na América Latina que incluirá vias para carros, VLT, ciclistas e pedestres.

Ligando as cidades de Santos e Guarujá, reduzirá o tempo para travessia, que era de 20 minutos a 2 horas de balsa ou 1h de carro, para não mais do que 2 minutos de carro.

Itajaí-Navegantes

Foto: reprodução

O túnel Itajaí-Navegantes, em Santa Catarina, Brasil, Em uma curva do rio, entre as ruas Antônio José da Veiga, em Itajaí, e Manuel Leopoldo Rocha, em Navegantes, serão 300 metros de estrutura submersa.

O túnel terá espaço para pedestres e ciclistas e três pistas em cada sentido, uma delas exclusiva para o BRT.

As faixas de cada sentido ficarão em células diferentes. Em ambas, a ideia é ter música ambiente e uma pintura atrativa

Com a construção prevista para ser realizada em módulos submersos, o túnel representa um avanço significativo na infraestrutura da região.

O túnel ficará a cerca de 23 metros de profundidade e passará por baixo do canal de acesso aos portos, por onde transitam os navios cargueiros.

Ainda sem data certa para começar, a obra tem previsão de 5 anos para sua conclusão.

Redação CNPL sobre artigo de Janayna Barros