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Explore as maravilhas da engenharia que ligam territórios.
Nas profundezas das águas, escondem-se verdadeiras maravilhas da engenharia moderna: os túneis subaquáticos. Essas estruturas representam inovação, superando desafios geográficos e conectando regiões separadas por vastos corpos d’água.
Vamos mergulhar nas histórias de cinco desses feitos extraordinários, revelando detalhes sobre suas localizações, dimensões e as técnicas construtivas que os tornam únicos.
Eurotúnel
Localizado entre Folkestone, no sul da Inglaterra, e Coquelles, no norte da França, o Eurotúnel ou Tunel do Canal atravessa o Canal da Mancha.
Com 50,5 km de extensão, dos quais 37,9 km estão sob o mar, é considerado a mais longa passagem submersa do mundo.
Foto: Shutterstock.
Este túnel é composto por três seções paralelas, oferecendo vias para trens de passageiros e carga, além de um túnel de serviço.
Com uma média de profundidade de 40m, tem o seu ponto mais baixo a 75m do nível do mar.
As escavações começaram em 1878, e a primeira viagem oficial só ocorreu 116 anos depois do início das obras, em 1994.
Fehmarnbelt
O Fehmarnbelt ligará a Dinamarca e a Alemanha, estendendo-se por 18 km sob o Mar Báltico.
Foto: reprodução.
Iniciadas em 2020, as obras deste projeto estão previstas para ser concluídas em 2029.
Em contraste com o Eurotúnel, que foi criado através de escavação, este novo empreendimento emprega tecnologias avançadas.
Será composto por 89 segmentos de concreto interconectados, com dimensões impressionantes: cada segmento terá 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e 9 metros de altura.
Essa estrutura monumental conferirá ao Fehmarbelt o título de mais longo túnel rodoviário e ferroviário submerso já construído.
Com essa inovação, a obra promete uma significativa redução no tempo de viagem entre os dois países, cortando quase pela metade a duração atual.
Santa Fé
Conectando as províncias argentinas de Entre Ríos e Santa Fé, este túnel subfluvial cruza o caudaloso Rio Paraná e se destaca por ser o primeiro túnel submerso da América Latina.
Suas obras iniciaram-se em 1962, sendo inaugurado em 1969.
O túnel tem cerca de 2400m metros de comprimento cobertos pela água.
As duas pistas de concreto são espaçosas, tendo quase sete metros e meio de largura, e o teto tem quase quatro metros e meio de altura.
O sistema de ventilação permite a renovação total do ar dentro do túnel a cada três ou quatro minutos.
Sua construção foi uma resposta às necessidades de mobilidade e comércio na região, representando um marco na engenharia sul-americana.
Santos-Guarujá
Foto: reprodução.
O futuro túnel Santos-Guarujá, no Brasil, projetado há um século, finalmente deve começar a ser construído em 2025 com previsão de término para 2028.
Com 860 metros de comprimento submersos e profundidade média de aproximadamente 21 metros, será o primeiro do tipo na América Latina que incluirá vias para carros, VLT, ciclistas e pedestres.
Ligando as cidades de Santos e Guarujá, reduzirá o tempo para travessia, que era de 20 minutos a 2 horas de balsa ou 1h de carro, para não mais do que 2 minutos de carro.
Itajaí-Navegantes
Foto: reprodução
O túnel Itajaí-Navegantes, em Santa Catarina, Brasil, Em uma curva do rio, entre as ruas Antônio José da Veiga, em Itajaí, e Manuel Leopoldo Rocha, em Navegantes, serão 300 metros de estrutura submersa.
O túnel terá espaço para pedestres e ciclistas e três pistas em cada sentido, uma delas exclusiva para o BRT.
As faixas de cada sentido ficarão em células diferentes. Em ambas, a ideia é ter música ambiente e uma pintura atrativa
Com a construção prevista para ser realizada em módulos submersos, o túnel representa um avanço significativo na infraestrutura da região.
O túnel ficará a cerca de 23 metros de profundidade e passará por baixo do canal de acesso aos portos, por onde transitam os navios cargueiros.
Ainda sem data certa para começar, a obra tem previsão de 5 anos para sua conclusão.
Redação CNPL sobre artigo de Janayna Barros
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