Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Curso sobre Atualização em Negociação Coletiva de Trabalho

Outras notícias

...

Tragédias climáticas como no Rio Grande do Sul expõem falhas de proteção no Brasil

Frequência de eventos extremos pressiona preços, modelos de risco e revela lacuna de proteção na região, aponta CEO da Swiss…

Oferta da Azul pode ser a maior no País em quase 2 anos e terá bônus de subscrição grátis

Emissão pode movimentar R$ 4,1 bilhões, dependendo do apetite dos investidores Segundo fontes, há interesse de fundos e gestoras nos…

Ministro estuda aumentar teto do MEI e adotar tabela progressiva para categoria; defasagem chega a 122%

18Mudança deve ser articulada com a reforma tributária e pode adotar sistema progressivo com base nas contribuições ao INSS. O…

Mercado de galpões logísticos perde fôlego neste começo de ano

Consultorias Cushman & Wakefield e Newmark apontam redução na absorção líquida  Consultores imobiliários ponderam que a baixa foi circunstancial e…

Teve início hoje, 11/2, às 9h, com término às 18h, no auditório da CNPL, em Brasília, o Curso de Atualização em Negociação Coletiva de Trabalho, voltado para dirigentes de entidades representativas de trabalhadores, ministrado pela assessora jurídica da CNPL, Maria Cristina de Almeida.

Maria Cristina Almeida é advogada especializada em Direito Trabalhista e Negociação Coletiva de Trabalho,  e durante sua palestra abordará conceitos de legislação na negociação e seus aspectos legais, dando ênfase sobre as formas de negociar, os dissídios e as convenções coletivas de trabalho.

“Dentro da proposta do curso, vamos tratar de um tema bastante polêmico que é a negociação coletiva e que vem sendo exigido das entidades sindicais, através do posicionamento do Judiciário e do Ministério do Trabalho e Emprego. Ou seja, os sindicatos devem cumprir o seu papel e promover as negociações coletivas em nome das categorias representadas, como pede a lei”, disse a assessora.

 

Dentro da programação oferecida pelo curso, os participantes discutirão sobre a negociação e seus aspectos legais, conceito e legislação; as formas de negociar, acordo, convenção coletiva e dissídio coletivo; a negociação coletiva na prática, além de abordarem sobre aspectos da contribuição assistencial e utilização do sistema mediador, do Ministério do Trabalho e emprego.

Ao recepcionar os participantes do curso, o presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, enfatizou sobre a importância de os dirigentes sindicais aprimorarem os fundamentos da negociação coletiva. “Esse é o momento maior da representação sindical, quando o representante, em nome de toda a categoria, exerce o poder de luta e de negociação co0m os patrões buscando em primeiro lugar o estabelecimento de direitos e conquistas para as classes trabalhadoras”, disse Azevedo.

Assessoria de Imprensa / Comitê de Divulgação CNPL