Outras notícias
Unidades no pavimento térreo são pensadas para facilitar o acesso dos idosos, sem degraus ou elevador | Foto: Divulgação/Cittá
Pensando em atender novos públicos, como a terceira idade, as construtoras estão investindo em imóveis adaptados ou com possibilidade de adaptações para os idosos, seguindo tendências e a legislação aliadas às necessidades dos potenciais clientes.
Imóveis projetados já pensando nos idosos contam com, por exemplo, corrimãos, pisos não escorregadios, iluminação adequada e tomadas e interruptores ajustados ao alcance dos braços. Além disso, áreas comuns e de lazer também contam com facilidades para atender a esses moradores.
E há a lei de acessibilidade, que determina que os condomínios devem possuir elementos facilitadores físicos, pensados para todas as pessoas com dificuldades locomotoras, o que incluem as pessoas idosas.
A Grand Construtora, em empreendimentos a exemplo do Taj Home Resort e do Una Residence, contará com total estrutura para atender os mais variados perfis de moradores, incluindo os idosos.
Em outro exemplo, no Brescia, último lançamento dentro do condomínio Felicittà Barra, da Città, em Vila Velha, há imóveis no pavimento térreo, sem necessidade de escadas ou elevador, o que é uma opção para esse público, destacou o diretor de marketing Leon Puppim.
Para a gerente comercial da Kemp Empreendimentos, Ellen Cordeiro, é muito válido que as construtoras pensem em imóveis menores e funcionais para o público idoso.
São apartamentos feitos pensando nas necessidades e bem-estar dessa parcela da população.
“A Kemp possui diversos empreendimentos nos quais buscamos projetar imóveis para que esse público possa morar em um lugar confortável, se sentir mais independente, receber familiares em casa e poder levar suas vidas de forma mais leve e tranquila”.
Segundo o supervisor comercial da Galwan, Junior Pereira, nos imóveis da construtora adquiridos na planta, os clientes têm a opção de fazer, em certa fase da obra, as alterações necessárias, que podem ser abatidas com créditos.
“Se a pessoa não quiser, por exemplo, uma porta, mas outro item não previsto no projeto, ela pode fazer essa troca e abater o valor. Podem ser adaptados banheiros, quartos, piso, altura de bancadas e pias, entre outros itens”.
A arquiteta do Grupo Proeng, Vanessa Batista, disse que os imóveis já são pensados para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, nos apartamentos, nas áreas comuns e áreas de lazer.
Grand Construtora
Nos empreendimentos da Grand Construtora, são pensadas estruturas pra atender todos os públicos, incluindo os idosos, com conforto, praticidade e qualidade de vida em todos os ambientes.
No Taj Home Resort são mais de 20 mil de metros quadrados de lazer, com vegetação exuberante, com espécies floríferas, frutíferas e aromáticas e as escultóricas tamareiras, pista de caminhada arborizada, espaço para pilates, pista de bocha.
No Una Residence, lago vivo com carpas, cercado por variados tons de verde, que mostra a importância de estar conectado com a natureza.
Città Engenharia
Lançou o edifício Brescia, que fica no Felicittà Barra – Condomínio Clube, no bairro Santa Paula, em Vila Velha.
O empreendimento tem imóveis no pavimento térreo, sem necessidade de escadas ou elevador, tornando-se uma opção para pessoas da terceira idade.
O condomínio conta com um ar de tranquilidade e proporciona uma sensação de liberdade, tanto dentro quanto fora de casa, graças à sua área de lazer em formato de clube.
O espaço conta ainda com áreas para exercícios ao ar livre, integrando a natureza ao cotidiano dos moradores.
Kemp Empreendimentos
O Ilhas de Kiribati está localizado na Praia de Itaparica, ao redor de diversos serviços para facilitar a vida dos idosos, como bancos, feiras, supermercados, hospital, academia, clínicas de fisioterapia, além de opções de locais para fazer hidroginástica.
Terá rampas nos espaços multiuso, portas e corredores largos, pisos antiderrapantes na área de lazer, sensores de iluminação.
Os apartamentos terão, ainda, iluminação natural adequada durante o dia, algo importante para deixar os ambientes nítidos e com segurança para os idosos circularem.
Possui tamanho ideal para moradia confortável dos idosos, seja para morar sozinho ou como casal, e ainda receber visitas.
A área de lazer também vai contar com diversos itens de entretenimento, tanto para os idosos, como para a visita de familiares e amigos.
Unidades a partir de R$ 519.900.
Galwan
Os clientes que compram um imóvel na planta têm a opção de, em determinada fase da obra, personalizarem o apartamento, modificando-o de acordo com suas necessidades.
Por exemplo, se não quiserem uma porta ou uma parede conforme o projeto original, podem retirá-los.
Com isso, recebem créditos, que podem ser usados para abater na inclusão de um eventual item que não estava previsto inicialmente.
Proeng
Para deixar o imóvel da forma desejada pelo cliente, as alterações permitem a troca de revestimentos, pisos, louças e até na automação do apartamento durante a obra.
Algumas modificações têm de ser pedidas antes de as obras serem feitas.
As áreas comuns e de lazer, a exemplo das piscinas do Skyline Proeng Home, Camburi Reserve Proeng Home e North Village Proeng Home, contam com itens de acessibilidade.
Redação CNPL sobre artigo de Gustavo Andrade e Rodrigo Araújo
Fale com a CNPL