Outras notícias
A maior rede de voluntariado especializada em Odontologia do mundo “Turma do Bem” é exemplo do olhar social do profissional liberal na transformação cidadã. O projeto surgiu há 12 anos, em São Paulo, por iniciativa do Cirurgião-Dentista Fábio Bibancos, reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social. Hoje, a Turma do Bem conta com 16 mil Cirurgiões-Dentistas voluntários atuando em 14 países e já ofereceu atendimento odontológico gratuito para 68 mil jovens e mais de 750 mulheres vítimas de violência doméstica. Muito além do atendimento, os profissionais acompanham a evolução na saúde bucal dos pacientes.
A maior rede de voluntariado abraça vários projetos com foco no atendimento Odontológico gratuito e completo, curativo, preventivo e educativo, a exemplo do projeto Dentista do Bem, destinado para crianças e adolescentes de baixa renda, de 11 a 17, selecionados por grau de necessidade em triagens. E o projeto Apolônias do Bem, que desde 2012 oferece tratamento odontológico integral e gratuito para mulheres que vivenciaram situações de violência doméstica e tiveram a dentição afetada durante as agressões.
Segundo o coordenador da Turma do Bem em Brasília/DF, o Cirurgião-Dentista Eric Franco, é importante que os profissionais liberais tenham o olhar sobre a prática profissional que exercem muito além da área técnica e mercadológica, e sim que possam explorar o terceiro setor e o empreendedorismo social. “Sempre me interessei por projetos sociais desde a infância. Conheci a Turma do Bem por meio de um amigo, há cerca de oito anos, e me apaixonei pela proposta, pois um questionamento que sempre me veio à tona é: Como Cirurgião-Dentista, de que forma posso contribuir para mudar o mundo? Essa responsabilidade social é significativa para comunidades e pode transformar vidas”, pontuou.
Como coordenador do curso de Odontologia na Universidade Católica de Brasília (UCB) Eric Franco implementou na graduação, a disciplina para debater sobre o papel do terceiro setor como agente de transformação. “Como essa questão meramente mercadológica sempre me incomodou muito, busquei implantar, ainda no ambiente acadêmico esse debate, assim o estudante quanto se formar terá outro olhar diferenciado sobre sua prática e sobre o papel social diante à sociedade”, afirmou.
Desenvolvimento social em pauta
Nesse contexto, o debate sobre o desenvolvimento social com foco no papel dos profissionais liberais será ampliado no VIII Congresso Nacional das Profissões Liberais “O Profissional Sustentável Transforma – Construindo o Futuro”, de 16 a 18 de maio, em Brasília/DF. Além do eixo social, o VIII Congresso pretende abordar também o desenvolvimento sustentável, político e de trabalho.
Clique aqui e confira as informações do evento.
Clique aqui e conheça a Turma do Bem.
]]>Fale com a CNPL