Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Conferência reúne profissionais da saúde de todo o País, em Brasília, para discutir o setor

Outras notícias

...

TST garante direito à rescisão indireta de contrato por emprego ao receber salário menor no mesmo cargo

Com a rescisão indireta, o profissional tem direito à multa de 40% sobre o FGTS, seguro-desemprego e benefícios. Em recente…

Qual é o prazo máximo para os carros aderirem às placas Mercosul

Com padronização das novas placas Mercosul objetivo é o aumento da segurança nas estradas e coibir fraudes Placa Mercosul é…

Crédito barato, produtividade, tecnologia e moeda forte: como EUA deixaram Brasil e UE para trás

Números mostram que, proporcionalmente, PIB brasileiro acelerou neste século, mas distância entre Brasil e Estados Unidos só aumentou; veja gráficos…

China inaugura megaporto no Peru: US$ 3,6 bilhões, 8.000 empregos e uma revolução no comércio global A

China inaugura megaporto no Peru e redefine o comércio global com investimento bilionário e poder estratégico (Imagem: Reprodução) O megaporto…

A 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CNSTT), que está sendo realizada em Brasília, entre os dias 15 a 18 de dezembro. Os trabalhos da conferência serão norteados em quatro sub-eixos: Desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora; Fortalecimento da participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora; Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; e Financiamento da política nacional de saúde do trabalhador, nos municípios, Estados e União.

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, se fez presente ao evento, através da sua Comissão de Saúde, composta pelas federações filiadas ligadas e ligadas e atuantes na área, como a Federação Nacional dos Odontologistas – FNO; Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais – FENAFITO; Federação Interesdatual de Farmacêuticos – FEIFAR; Federação Nacional dos Médicos Veterinários – FENAMEV e Federação Nacional dos Nutricionistas – FNN. Para o representante da FENAFITO, Diego Torres, um dos pontos principais da participação na conferência, visa sensibilizar o governo nas questões da saúde do trabalhador da saúde. “Entendemos ser fundamental o trabalhador da saúde estar bem, com salários dignos, com boas condições de saúde e trabalho, a fim de que possa ajudar aos demais trabalhadores. Desejamos também   incluir o fisioterapeuta nessa equipe multidisciplinar cujo interesse maior é zelar pela saúde do trabalhador”, disse Torres. Preocupação com o SUS Na visão do representante da FEIFAR, Alexandre Correia dos Santos, a maior expectativa consiste na implantação imediata de um Plano de Carreiras e Salários que contemple todas as áreas da saúde. “Isso deve ser realizado observando-se o critério da isonomia, fazendo valer os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, de igualdade e universalidade na oferta desses serviços, evitando assim que o trabalhador padeça das atuais dificuldades que vem enfrentando para exercer sua profissão”, reforçou Santos. A presidente da FNO, Dra. Joana Batista de Oliveira Lopes, também partiu em defesa de um sistema público e universal de saúde mais qualificado. “Estamos aqui trabalhando para construir um SUS de qualidade, esperando que daqui emerjam boas propostas para que o governo, neste novo mandato, atenda as reivindicações dos trabalhadores. No caso específico dessa conferência, estamos trazendo propostas concretas da FNO, da CNPL, em conjunto com todas as federações ligadas a área da saúde, para que a gente possa avançar para uma saúde efetivamente sem doença” concluiu Joana de Oliveira. Assessoria de imprensa / Comitê de Divulgação CNPL

]]>