Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Confederação Nacional das Profissões Liberais apresenta Programa “Preparando para o Futuro” em audiência com senador Edson Lobão (PMDB/MA)

Outras notícias

...

Fim da escala 6×1 seria desastroso para construção, acreditam entidades do setor

Sem esse modelo de trabalho, mercado teria que buscar a contratação de novos trabalhadores em um cenário de escassez de…

TST valida gravação sem consentimento como prova contra empregador

Colegiado aceitou a gravação por considerá-la lícita quando realizada por um dos interlocutores.  Gravação telefônica com más referências de vendedora…

Carro lançado no Brasil leva nota zero em segurança

O carro foi reprovado nos testes do Latin NCAP, sem pontuar suficientemente para receber nem mesmo uma estrela da organizaçãoImagem:…

A estranha história de uma microempresa que tem 303 ações trabalhistas

Supostos tomadores de serviços alegam que nunca tiveram relação com empresa; funcionários foram cadastrados anos depois em sistemas do governo…

A Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL) esteve reunida nessa quinta-feira, dia 10 de novembro, em audiência com o senador Edson Lobão (PMDB/MA) para apresentar o Programa “Preparando para o Futuro” e convidar o parlamentar para o lançamento oficial no dia 21 de novembro, na sede da Confederação, em Brasília/DF. O presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo e o secretário-geral José Alberto Rossi ressaltaram a importância do incentivo ao primeiro emprego de adolescentes e jovens aprendizes em entidades sindicais, como forma de contribuir com a erradicação do trabalho infanto-juvenil no Brasil.

 

O presidente da CNPL esclareceu que o Programa “Preparando para o Futuro” foi inspirado no Programa Adolescente Aprendiz, instituído pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em 2012, e incentivará, em âmbito nacional, as entidades sindicais na contratação de adolescentes e jovens aprendizes. “Atualmente, cerca de 3,3 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos que trabalham no Brasil, destes, mais de 2 milhões são jovens acima de 14 anos que poderiam estar inseridos em programas de aprendizagem em ambiente protegido. Além disso, é importante destacar que mais de 50% desses 2 milhões de jovens atuam em trabalhos irregulares e com riscos à sua saúde e desenvolvimento”, afirmou.

O Programa da CNPL será regulamentado seguirá a Legislação de Aprendizagem nº 10.097/2000, afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. Assim como na Lei “Aprendiz Legal”, o contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática. Antes de ingressar na entidade sindical, o jovem selecionado receberá treinamento específico para iniciar o trabalho. 

A CNPL entende que oportunidade de inclusão social por meio do primeiro emprego também contribuirá para o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho no âmbito sindical brasileiro. O maior desafio para o jovem que se interessa ou necessita trabalhar, segundo a CNPL, é encontrar uma primeira oportunidade de trabalho que respeite sua condição de pessoa em desenvolvimento e garanta seus direitos trabalhistas e previdenciários, sem deixar de estimulá-lo a continuar os estudos e o desenvolvimento profissional.

Lançamento Programa “Preparando para o Futuro”
Data: 21 de novembro
Horário: 17h
Local: Setor Comercial Sul, Quadra 2, Edifício Oscar Niemeyer, 3º andar, sede da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL)
Informações: (61) 2103-1683 / 98141-6009

]]>