Outras notícias
A energia elétrica é um dos principais gastos que pesam no bolso e comprometem o orçamento das famílias.
A agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou recentemente a bandeira tarifária verde para este mês de fevereiro, ou seja, os consumidores não terão cobrança extra na fatura.
Mas isso não significa que se deve relaxar na economia. Mudar alguns hábitos do dia a dia podem ajudar a diminuir essa despesa e a ter um consumo mais consciente.
A economia vai muito além da redução de custos na conta de luz.
“Ela desempenha um papel essencial na preservação dos recursos naturais e na redução do impacto ambiental. Quando usamos a energia de forma consciente, evitamos o desperdício e contribuímos para um consumo mais eficiente. Isso significa menor necessidade de geração de eletricidade, o que reduz a queima de combustíveis fósseis e, consequentemente, a emissão de gases poluentes”, explica o engenheiro elétrico, diretor Comercial e de Marketing da TS Shara, Jamil Mouallem.
A professora do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera, Gabriela Fontana, afirma que a economia de energia é fundamental por três razões principais: impacto ambiental, redução de custos e eficiência no uso dos recursos.
“Ao consumir menos eletricidade, reduzimos a necessidade de geração de energia, que, muitas vezes, depende de fontes fósseis, contribuindo para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, significa pagar menos na conta de luz, um benefício direto para o orçamento doméstico e empresarial. Por fim, o uso racional da eletricidade contribui para a estabilidade do sistema elétrico, evitando sobrecargas e apagões”, explica.
Com o aumento constante da população, a economia de energia se torna essencial para evitar sobrecarga nos sistemas de geração e distribuição.
“A produção de energia é limitada, por isso a economia ajuda a reduzir o impacto ambiental causado pelas fontes não renováveis. O importante é que essa economia tem impacto no bolso”, concorda o diretor Comercial e de Operações da Blumenau Iluminação, Renan Pamplona Medeiros.
Eficiência energética
A eficiência energética está diretamente ligada à economia de energia.
“Trata-se do uso inteligente da energia para obter o máximo desempenho com o menor consumo possível. Quanto mais eficiente for um equipamento ou sistema, menos eletricidade será necessária para realizar a mesma tarefa. Isso resulta em redução de custos na conta de luz e menor impacto ambiental”, conta Jamil.
Quanto mais eficiente for o uso da eletricidade, menor será o desperdício e, consequentemente, menor será a conta de luz — Foto: Freepik/Creative Commons
Ou seja, obter o mesmo resultado consumindo menos energia. “No caso da iluminação, isso significa gerar a mesma quantida
Confira algumas dicas dos especialistas que podem reduzir os custos da sua conta de luz e contribuir para um consumo mais consciente, além de garantir uma casa mais segura:
Redação CNPL sobre artigo de Marina Alencar / expresso.arq.br
Endereço: SCS Quadra 01, Bloco M, Salas 1301 a 1305; 1317 e 1318 Edifício Gilberto Salomão, Asa Sul, Brasília, DF, CEP: 70305-900
Fale com a CNPL