Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

CNPL participará da cerimônia de premiação da Anamatra de Direitos Humanos 2016

Outras notícias

...

Fim da escala 6×1 seria desastroso para construção, acreditam entidades do setor

Sem esse modelo de trabalho, mercado teria que buscar a contratação de novos trabalhadores em um cenário de escassez de…

TST valida gravação sem consentimento como prova contra empregador

Colegiado aceitou a gravação por considerá-la lícita quando realizada por um dos interlocutores.  Gravação telefônica com más referências de vendedora…

Carro lançado no Brasil leva nota zero em segurança

O carro foi reprovado nos testes do Latin NCAP, sem pontuar suficientemente para receber nem mesmo uma estrela da organizaçãoImagem:…

A estranha história de uma microempresa que tem 303 ações trabalhistas

Supostos tomadores de serviços alegam que nunca tiveram relação com empresa; funcionários foram cadastrados anos depois em sistemas do governo…

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) participará, no dia 24 de novembro, no Rio de Janeiro/RJ, da cerimônia de premiação da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) no 7º Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2016 “Direitos Humanos no Mundo do Trabalho”.

A Anamatra premiará pessoas físicas e jurídicas que desenvolveram ações concretas de promoção e defesa dos direitos humanos nas relações de trabalho no período de setembro de 2014 a agosto de 2016, nas categorias Cidadã, Imprensa e Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), em temas como: educação para o pleno exercício dos direitos sociais; combate a todas as formas de discriminação no mercado de trabalho; inclusão de deficientes; combate ao trabalho infantil, escravo e degradante; defesa do meio ambiente do trabalho, defesa e promoção do trabalho e defesa e promoção do trabalho decente. Além da premiação em dinheiro, o vencedor em cada categoria/subcategoria receberá a estatueta inspirada no “Cilindro de Ciro”. 

 

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) ressalta a importância da iniciativa da Anamatra em valorizar as ações e atividades desenvolvidas no Brasil em defesa dos direitos humanos no mundo do trabalho. A articulação da Anamatra é reforçada pela CNPL por meio da tese “A Escravidão contemporânea e sua incidência sobre os profissionais liberais no Brasil e no mundo” apresentada, no dia 29 de abril, no 18º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (CONAMAT) em Salvador/BA. 

 

A tese sobre escravidão contemporânea elaborada pela CNPL, busca denunciar e tipificar o conceito de exploração e precarização das relações de trabalho dos profissionais liberais, conhecido como escravidão contemporânea, em grande parte das categorias de trabalhadores em que a CNPL representa em todo o território nacional. 

 

A proposta da CNPL é desmistificar o conceito de que o trabalho escravo seja assimilado, exclusivamente, às questões de exploração de trabalhadores com pouca ou nenhuma qualificação, no entanto, um novo tipo de escravidão contemporânea avança, de forma expressiva, por todo o mundo, atingindo também os profissionais mais qualificados, com formação técnica ou nível superior, como é o caso dos profissionais liberais.

 

Para a CNPL, graves processos de precarização, em face de pouca protetividade e fiscalização do ambiente laboral por parte do governo e a baixa sindicalização, fruto da pulverização dos trabalhadores por todo o tecido social e produtivo, tem fragilizado as relações de trabalho dos profissionais liberais, colocando-os em condições que se assemelham as de trabalho análogo a escravidão, pondo em risco sua dignidade e os direitos humanos.

 

Premiações 

 

Na categoria Cidadã, a Anamatra premiará pessoas físicas ou jurídicas, incluídas entidades não governamentais. A categoria Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Anamatra, é voltada às ações indicadas e que tiveram participação das Associações Regionais de Magistrados do Trabalho (Amatras) na implementação do Programa pelo país. Já a categoria “Imprensa”, é dirigida a trabalhos jornalísticos e é subdividida nas subcategorias impresso (jornal, revista ou internet), televisão, rádio e fotografia (veiculada em jornal ou revista).

]]>