Outras notícias
A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) participou, na noite dessa sexta-feira, dia 03 de março, em João Pessoa/PB, da solenidade de posse do Sindicato dos Odontologistas no Estado da Paraíba (SINDODONTO/PB) para a gestão 2017-2021. A presidente do SINDODONTO/PB, Joana Batista Oliveira Lopes, também integra a Diretoria da CNPL como secretária de Assuntos Legislativos e coordenadora da Comissão de Saúde, além de presidir a Federação Nacional dos Odontologistas (FNO).
Na ocasião, a CNPL parabenizou os membros da Diretoria eleita do SINDODONTO e ressaltou a importância do fortalecimento do movimento sindical na atual conjuntura política e econômica do Brasil. “Nos deparamos com uma ameaça ilegítima e inconstitucional de retirada de direitos previdenciários e trabalhistas. A renovação da luta sindical do SINDODONTO soma ao movimento sindical nacional encampado pela CNPL, para que nenhum direito a menos seja retirado dos trabalhadores. Juntos, dirigentes sindicais e trabalhadores, podemos conter a imposição pretendida pelo governo Temer, que tenta transferir à classe trabalhadora uma responsabilidade que não é devida, para pagar o chamado déficit na Previdência”, pontuou.
A Confederação também enfatizou a importância de barrar a ampliação da idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres, tendo em vista a expectativa média de vida do brasileiro, que é de 72 anos e no caso da população das classes menos favorecidas, que representam a grande massa trabalhadora do país, é 67 anos. Ou seja, o trabalhador será obrigado a cumprir o tempo de serviço até o fim da vida. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A cerimônia de posse oficializou também a criação de 10 delegacias sindicais para descentralizar o trabalho sindical já realizado, além de expandir a acessibilidade das iniciativas previstas aos Cirurgiões-Dentistas no estado. “Neste momento, nós, dirigentes sindicais reiteramos nosso compromisso de desempenhar dignamente as funções estabelecidas na Constituição Federal e Estadual, nas Leis Orgânicas do Município, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e nos contratos previstos nas Convenções Coletivas de Trabalho em defesa da categoria no estado e de forma integrada junto à CNPL”, destacou a presidente do SINDODONTO.
Joana Batista Oliveira Lopes também destacou os desafios de trabalho na gestão que se inicia. “Tenho orgulho de fazer parte de uma das mais importantes profissões da saúde, a Odontologia, composta por 4 funções auxiliares e o Cirurgião-Dentista. Atualmente, somos 294 mil Cirurgiões-Dentistas atuantes em 23 especializações. No entanto, o atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda é extremamente deficitário, com carência de efetivo de Saúde Bucal nas Equipes de Saúde da Família (ESF), ausência de regulamentação nacional para obrigatoriedade da presença do Cirurgião-Dentista no ambiente hospitalar, urgência de criação de terceiro turno, necessidade de Piso Salarial Nacional, entre outras demandas que se arrastam indefinidos em formato de Projeto de Lei no Congresso Nacional. As carências existentes na Paraíba também são identificadas em diversas regiões do país”, reforçou. Participação
A Confederação Nacional das Profissões Liberais esteve representada pelo secretário de Relações Sindicais, Danilo Gonçalves Moreira Caser, pela assessora Jurídica e Sindical, Zilmara Alencar e pelo assessor Parlamentar, André Santos.
O evento também contou com a presença do prefeito de João Pessoa/PB, Manoel Junior, do deputado federal, Pedro Cunha Lima (PSDB/PB) e Benjamin Maranhão (SD/PB), do presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Neto, do secretário-geral e conselheiro da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Ernani Bezerra da Silva e Ailton Coelho de Ataide Filho, respectivamente; além da presença de dirigentes sindicais e trabalhadores de diversas categorias.
SINDODONTO
O Sindicato dos Odontologistas no Estado da Paraíba tem base Estadual e representa os Cirurgiões-Dentistas em todo o Estado, nos 223 Municípios da Paraíba. A entidade sindical de 1º Grau representa o Profissional Liberal Cirurgião-Dentista empregado do serviço público das três esferas de governo, os contratados pelo regime de CLT e os autônomos liberais, que atuam em consultórios particulares ou conveniados.
Confira abaixo a composição da nova Diretoria do SINDODONTO/PB:
PRESIDENTE: Joana Batista Oliveira Lopes.
VICE – PRESIDENTE: Walkiria Mendes Vieira Feitosa,
SECRETÁRIA GERAL: Lêda Maria Santos de Assis,
TESOUREIRO: Marcos Antônio Guerra,
DIRETORA DO DEPARTAMENTO PARA ASSUNTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA EM SAÚDE DO TRABALHADOR: Joaquina de Araújo Amorim
DIRETORA DO DEPARTAMENTO PARA ASSUNTOS DA EDUCAÇÃO E CULTURA: Ana Cláudia de Queiroz Vanderley
DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE SUPLEMENTAR (CONVÊNIOS CREDENCIAMENTOS, PLANOS DE SAÚDE, COOPERATIVAS, ENTRE OUTROS): Maria Elency Neves Martins de Oliveira
DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO SINDICAL: José Lacet de Lima Júnior
DIRETORA DO DEPARTAMENTO PARA ASSUNTOS JURÍDICOS: Keziah Maria Brito Silva de Lucena
DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO: Cristiane Helena da Silva Barbosa Freire
SUPLENTE DE DIRETORIA
Ruth Alves da Costa
Tereza Neumann Nóbrega Leal
José Medeiros Sobrinho
Inabel Urtiga Farias de Sales
Cleude Maria de Oliveira Lima,
Anarda Feitosa Gurgel de Araújo
Filomena Maria Nóbrega Pereira da Silva
Maria das Graças Guimarães Rolim,
Gustavo Porto de Araújo Bisneto
Edival Toscano Varandas
CONSELHO FISCAL TITULAR
Sônia Maria Martins
Eliana Felix de Freitas
Maria de Fátima Fernandes de Souza
CONSELHO FISCAL SUPLENTE
Isabel Cristina Almeida Pereira
Rosângela de Araújo Lima
Aurea Hipólito Paredes
REPRESENTANTES JUNTO A FNO, TITULAR
Joana Batista Oliveira Lopes
Walkiria Mendes Vieira Feitosa
SUPLENTES
Rejane Maria de Sousa Cartaxo
Ismênia Maria da Silva Reis
]]>Fale com a CNPL