Outras notícias
Sob o tema “Avançar no MERCOSUL com mais integração, mais direitos, mais participação”, está sendo realizada a 18ª edição da Cúpula Social do MERCOSUL, sediada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, durante os dias 14, 15 e 16 de julho de 2015. A Cúpula Social acontece no marco da Presidência Pro Tempore do Brasil no MERCOSUL, por tanto conta com o apoio operacional e institucional da Secretaria Geral da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores. Além de contar com organizações brasileiras, o evento terá também participantes da Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Brasil já foi sede de quatro edições anteriores: em 2006 (Foz do Iguaçu), 2008 (Brasília), 2010 (Salvador) e 2012 (Brasília). Cada um desses eventos contou com a participação de mais de 400 participantes, de toda a região, do Brasil, dos países membros e dos países em processo de adesão. A programação está dividida em três eixos: – O primeiro é “Mais Integração”, que terá três paneis: Avanços e limites do processo de Integração atual e o modelo que queremos; Futuro do MERCOSUL: Nosso desafio; e Livre Circulação, Participação Social e Estatuto da Cidadania no MERCOSUL.
– O segundo eixo é “Mais Direitos”, também dividido em três seções: Nova Declaração Sociolaboral do MERCOSUL; Diretrizes da Educação e da Cultura em Direitos Humanos para o MERCOSUL; e Igualdades, Direitos e Participação das Mulheres no MERCOSUL.
– O terceiro eixo é “Mais Participação”, divido em dois fóruns: Participação social, Parlasur, UPS e os desafios da deliberação pública no MERCOSUL; Políticas Públicas, Lei de Mídia, Redes de Comunicação Popular; e Redes, Coletivos e Movimentos, A juventude fazendo política no MERCOSUL.
A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL participa do evento juntamente com a Confederação Sindical das Américas – CSA, e está sendo representada pelo 1º vice-presidente Wilson Wanderlei Vieira e pela vice-presidente Maria Terezinha Oscar Govinatzki.
Assessoria de Imprensa CNPL / Assessoria de Imprensa Mercosul
Fale com a CNPL