Outras notícias
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (9/10), duas Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tem como objetivo limitar a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF).
As medidas são uma reação da Câmara à interrupção do repasse de emendas parlamentares por parte da Corte.
O colegiado aprovou a PEC 8/2021, que limita as decisões monocráticas dos ministros do STF que suspendam a validade dos atos do presidente da República, do Senado ou da Câmara. Foram 39 votos favoráveis a 18 contra.
Outra proposta aprovada no colegiado foi a PEC 28/2024, que permite ao Congresso Nacional anular liminares de ministros que avancem as competências do STF ou que tragam inovações no ordenamento jurídico.
O placar da votação foi de 38 votos a favor e 18 contrário.
As medidas integram um pacote que tem como alvo dar recados ao Poder Judiciário após o imbróglio — ainda sem solução — envolvendo o impedimento dos repasses das emendas parlamentares e a construção do acordo para as novas regras de transparência das emendas.
A sessão legislativa no plenário da quarta-feira (9/10) foi cancelada.
Parlamentares da oposição avaliaram que a pauta da Câmara não deve andar antes deo segundo turno das eleições municipais ou da resolução do impasse sobre as emendas.
Redação CNPL sobre artigo de Beatriz Roscoe
Endereço: SCS Quadra 01, Bloco M, Salas 1301 a 1305; 1317 e 1318 Edifício Gilberto Salomão, Asa Sul, Brasília, DF, CEP: 70305-900
Fale com a CNPL