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Caos instalado nas unidades de negócios do Bradesco

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O Sindicato dos Bancários de São Paulo recebeu denúncias apontando que o Bradesco segue transformando muitas agências em unidades de negócios – o banco contava com 768 UN´s até o terceiro trimestre de 2024.

Esta mudança está gerando transtornos e reclamações, pelos seguintes motivos:

  • Não há caixas nas unidades de negócios, que estão superlotadas;
  • Não há vigilantes e demais medidas de segurança, o que está causando riscos a bancários e clientes devido à suscetibilidade à golpes no autoatendimento e a crimes como a “saidinha de banco”;
  • Funcionários estão sobrecarregados por causa da redução de postos de trabalho;
  • Caixas eletrônicos são mantidos por empresas terceirizadas, o que está gerando impactos nos gerentes-administrativos, que têm de contatar a terceirizada a fim de solucionar eventuais problemas;
  • O banco estimula os clientes a realizarem as transações bancárias por meio do aplicativo ou computador, ao mesmo tempo em que reduz o número de funcionários nas agências. Os idosos, que não possuem conhecimento para fazer transações por meio virtual, são obrigados a enfrentar filas enormes.

“O Bradesco quer fazer negócios, mas não respeita os clientes. Quando eu trabalhava como caixa, a agência abria mais cedo, e eram servidos café, chá e biscoitos aos aposentados, que hoje se queixam dessa situação lastimável”, relata Lena Sirino, diretora do Sindicato e bancária do Bradesco.

As reclamações se intensificaram também por causa da terceirização dos  autoatendimentos.

Esta medida, além de ter provocado a redução do número de empregados, também resultou na redução do horário de funcionamento do próprio autoatendimento.

Como exemplo, o autoatendimento só funciona até as 18h na agência 1416, que foi transformada em Unidade de Negócios.

A UN está localizada em uma avenida movimentada em Pirituba.

Bradesco fecha agências e demite

Segundo o balanço do Bradesco divulgado em outubro, a holding encerrou o terceiro trimestre de 2024 com 84.018 funcionários (sendo 72.709 do banco), com fechamento de 2.084 postos de trabalho em doze meses (e queda também de 693 no trimestre).

A base de clientes cresceu em 0,7 milhão em relação a setembro de 2023, totalizando 108,7 milhões.

Em relação à estrutura física, foram fechadas 399 agências, 734 postos de atendimento em 12 meses (155 agências, e 219 postos de atendimento e 41 unidades de negócios foram fechadas em relação ao trimestre imediatamente anterior).

“Com o fechamento de agências e o corte de postos de trabalho, o Bradesco precariza o atendimento aos clientes e as condições de trabalho, ao mesmo tempo em que aposta na tecnologia, que não supre o atendimento humanizado e que nem todos têm conhecimento para utilizá-la. O banco visa apenas o lucro, agindo com indiferença principalmente às necessidades físicas, à privacidade e à segurança dos idosos, que também pagam tarifas, compram produtos bancários e fazem consignados. Este cenário evidencia não só a negligência com os cliente, mas também o desrespeito e a falta de responsabilidade social”, afirma Lena Sirino. 

Redação CNPL com informações de SPbancários