Outras notícias
Já está em vigor, a partir desta segunda-feira, 3/1 uma nova resolução do Banco Central do Brasil (BC), que traz aprimoramentos significativos nas regras para o uso de boletos de pagamento.
A principal inovação permite que esses boletos sejam quitados através de outros meios de pagamento autorizados ou operados pelo BC, como é o caso do Pix.
Para realizar o pagamento, os usuários poderão acessar um QR Code específico presente no próprio boleto.
Com essa atualização, o BC visa incorporar a agilidade e a aceitação popular do sistema Pix à experiência tradicional dos boletos, que são amplamente utilizados e têm passado por várias melhorias em termos de segurança nos últimos anos.
Atualmente, algumas instituições financeiras já estão testando a opção de pagamento via QR Code, e os usuários têm se beneficiado dessa alternativa.
Contudo, agora essa possibilidade será regulamentada de forma mais abrangente, definindo responsabilidades entre todos os envolvidos no processo.
A Resolução BCB 443, datada de 12 de dezembro de 2024, também introduz uma nova modalidade conhecida como boleto dinâmico.
Este tipo de boleto será especialmente utilizado para a negociação de títulos representativos de dívidas entre empresas, prometendo aumentar a segurança e eficiência nessas transações.
Ricardo Vieira Barroso, chefe da Divisão do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC, destacou que “a inclusão da opção de pagamento via Pix e a criação do boleto dinâmico visam modernizar esse instrumento de pagamento, oferecendo maior conveniência e segurança tanto para quem paga quanto para quem recebe”.
Redação CNPL sobre artigo de Ricardo de Freitas / JC
Endereço: SCS Quadra 01, Bloco M, Salas 1301 a 1305; 1317 e 1318 Edifício Gilberto Salomão, Asa Sul, Brasília, DF, CEP: 70305-900
Fale com a CNPL