Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Aproximação e maior interação com a base foi o grande saldo dos Cursos de Formação Sindical

Outras notícias

...

TST garante direito à rescisão indireta de contrato por emprego ao receber salário menor no mesmo cargo

Com a rescisão indireta, o profissional tem direito à multa de 40% sobre o FGTS, seguro-desemprego e benefícios. Em recente…

Qual é o prazo máximo para os carros aderirem às placas Mercosul

Com padronização das novas placas Mercosul objetivo é o aumento da segurança nas estradas e coibir fraudes Placa Mercosul é…

Crédito barato, produtividade, tecnologia e moeda forte: como EUA deixaram Brasil e UE para trás

Números mostram que, proporcionalmente, PIB brasileiro acelerou neste século, mas distância entre Brasil e Estados Unidos só aumentou; veja gráficos…

China inaugura megaporto no Peru: US$ 3,6 bilhões, 8.000 empregos e uma revolução no comércio global A

China inaugura megaporto no Peru e redefine o comércio global com investimento bilionário e poder estratégico (Imagem: Reprodução) O megaporto…

Para o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, os Cursos de Formação Sindical ministrados pela entidade ao longo de todo o ano de 2014, em todas as Regiões do País, foram fundamentais para o estreitamento de relações entre a Confederação, as Federações filiadas e os Sindicatos de sua base em um movimento de reconhecimento e interação de suma importância para o estabelecimento de novas parcerias na busca pela qualificação, atualização e formação de dirigentes sindicais das profissões liberais, visando a melhoria das relações de trabalho no Brasil e o fortalecimento do movimento sindical.

“A CNPL vem proporcionando aos dirigentes das entidades representativas das profissões liberais filiadas à Confederação, um processo efetivo de entendimento, atualização e renovação das boas práticas sindicais. Entendemos que as exigências e transformações das relações de trabalho dos novos tempos requerem não só um novo tipo de profissional liberal, como também um novo tipo de dirigente sindical”, disse Azevedo.

Para o presidente da CNPL,  tanto o profissional liberal, quanto o atual dirigente sindical, têm que estar inserido nos movimentos sociais, econômicos, ambientais, jurídicos e políticos, necessitando ser, portanto, um profissional com uma maior capacitação e conhecimento renovado.

“Por isso, ao oferecer tanto a formação sindical quanto a capacitação e atualização profissional, a CNPL está promovendo a aproximação e qualificação das bases, aproximação essa necessária para a melhoria do sistema como um todo”, definiu.

Equipe vencedora

Ainda segundo o presidente Azevedo, o maior trunfo para o bom desenvolvimento e sucesso dos cursos deveu-se a dedicação e a capacidade de todos os envolvidos no processo, desde os palestrantes, até a equipe de colaboradores da CNPL, que se empenharam em oferecer um grande produto final aos profissionais liberais brasileiros.

“Nos últimos dezoito meses, vimos aprimorando nossa oferta de cursos, oficinas, palestras, seminários, congressos, conferências, fóruns e encontros, visando sempre cumprir com nosso projeto maior que é o crescimento do profissional e das profissões liberais”.

Nesse processo de disseminação de conhecimento e atualização profissional, Carlos Alberto de Azevedo estima que as ações da CNPL já atingiram, de forma direta e indireta, a casa da dezena de milhares de profissionais liberais e dirigentes sindicais, que se tornaram eles também multiplicadores dos benefícios obtidos.

“Em 2015, além dos Cursos de Formação Sindical, a CNPL prepara uma série de novos projetos destinados principalmente ao desenvolvimento do movimento sindical e da qualificação dos profissionais liberais, pois entendemos ser esta a principal bandeira de nossa entidade e sua maior razão de existir”, concluiu Azevedo.

Além do próprio presidente, que abria os cursos falando sobre a CNPL , o movimento sindical dos profissionais liberais e as bandeiras políticas da entidade, apresentamos abaixo, todos os profissionais envolvidos na realização deste Curso de Formação Sindical:

Maria Terezinha Oscar Govinatzki – vice-presidente e coordenadora do Comitê de Formação, responsável pela formatação dos cursos da CNPL, apresentou palestras sobre Gestão Sindical, com foco específico no crescimento das entidades representativas e no processo de qualificação e profissionalização dos serviços prestados e oferecidos aos representados.

José Alberto Rossi – secretário-geral da CNPL, que durante os cursos apresentou palestras onde o tema principal foi a Gestão Sindical no Sistema Confederativo, além de discorrer sobre a organização do sistema sindical. A ênfase em suas participações sempre foi no sentido de que  o sistema confederativo sindical, que legalmente, é o verdadeiro representante dos trabalhadores, por preencherem os requisitos legais para o exercício dessa representação.

Francisco Antônio Feijó – ex-presidente da CNPL e atual tesoureiro-geral foi o responsável, durante as palestras, por abordar o tema Gestão Sindical sob a ótica financeira e as principais fontes de custeio responsáveis pelo financiamento das entidades sindicais. Em suas palestras, receitou um maior dinamismo dos dirigentes sindicais no sentido de pautarem ações visando à captação de novos associados que ajudem o sindicato a cumprir a contento suas missões definidas em lei.

Luiz Eduardo Gautério Gallo – ex-presidente da CNPL e atual assessor internacional tratou da história do sindicalismo sob a ótica internacional, bem como do movimento sindical e seu atual momento no contexto global e de como a CNPL vem se inserindo dentro dos grandes temas contemporâneos do sindicalismo mundial.

Fernando Ferrari – economista, consultor e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tratou da política econômica em escala internacional, e como ela reflete em nossa economia e as consequências no movimento sindical brasileiro. Ou seja, a globalização econômica é um dos principais vetores a impactar nas relações de trabalho ao redor do mundo, definindo as políticas governamentais sobre o tema.

José Reginaldo Inácio – escritor, pedagogo, Secretário de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI, apresentou palestras sobre o momento atual do movimento sindical no Brasil, tendo por base conceitos como a ampliação dom modelo capitalista de produção e a organização sindical como principal fator social.

 
André Santos – jornalista e assessor parlamentar da CNPL e do DIAP tratava em suas palestras das perspectivas do movimento sindical no novo cenário político institucional brasileiro, sem perder de vista a contextualização histórica desse movimento. Participara, também, da apresentação sobre comunicação e jornalismo sindical.

 
Zilmara Alencar – Advogada, consultora especializada em relações de trabalho, assessora jurídica e sindical da CNPL, apresenta palestras onde debate a construção do Artigo 8º da Constituição Federal, os modelos de financiamento da atividade sindical, propostas de alteração da legislação trabalhista em tramitação e orienta aos participantes nos meandros a atuação sindical.

 
Maria Cristina de Almeida – Advogada e assessora jurídica da CNPL, também trata das formas e legalidades das fontes de custeio sindical. Em suas palestras, aborda de forma específica a questão da negociação coletiva, considerada por ela, a principal atividade fim das entidades sindicais.

 
Rogério Sampaio – jornalista e assessor de imprensa da CNPL apresenta palestra sobre comunicação e jornalismo sindical, cujo objetivo é reforçar a importância de se realizar uma comunicação eficaz e eficiente das ações das entidades sindicais tendo sempre em mente oferecer um produto de qualidade e com competência profissional.

 
Carlos Roberto Torres – responsável pelo setor de arrecadação trata da contribuição sindical e o papel da CNPL, além de apresentar as possibilidades de parceria da Confederação com as demais entidades filiadas e sindicatos da base no sentido de otimizar essa arrecadação.
 
Assessoria de Imprensa / Comitê de Divulgação CNPL