Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Apesar das tentativas do governo, dólar fechou o ano fora do Sistema Solar

Outras notícias

...

INSS altera regras de crédito consignado para novos aposentados a partir de janeiro de 2025

Mudança visa proteger aposentados e pensionistas contra assédio de bancos; portabilidade estará disponível apenas após 90 dias.  INSS altera regras…

STF libera terceirização para qualquer atividade

Até para as chamadas atividades-fim das empresas modalidade é permitida, conforme decisões recentes, contrariando TRTs O ministro Gilmar Mendes assinou…

Governo anuncia MP com reajuste para os servidores federais e criação de novos cargos

De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, impacto no orçamento para 2025 é estimado em R$…

Estrago em pontes ainda gera gargalo para indústria gaúcha oito meses após enchentes no RS

Situação aumenta custos e faz setor ajustar produção; empresários também se queixam de mão de obra escassa Fila na BR-386…
  • 5 de janeiro de 2025

A moeda americana encerrou o último pregão de 2024 sendo negociada a 6,17 reais

Ilustração: IA por Rodolfo Borges

O dólar encerrou o pregão da segunda-feira , 30/12, o último de 2024, negociado a 6,17 reais, acumulando uma alta de 27,36% no ano.

Após oscilar durante o período da manhã, a moeda americana bateu os 6,24 reais no início da tarde, forçando o Banco Central a intervir mais uma vez e vender 1,815 bilhão de dólares à vista para conter a alta.

O avanço no ano representa a maior oscilação do dólar desde 2020, primeiro ano da pandemia de Covid, quando a moeda americana subiu 29,3% em relação ao real.

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, adotou ao longo de 2024 uma narrativa de que a alta do dólar era culpa do mercado.

Segundo ela, o mercado “jogou o dólar para a lua”.

Além dela, integrantes do governo Lula (PT) abraçaram o discurso de que a alta do dólar não é culpa de um pacote fiscal desacreditado pela população e mercado financeiro.

Para o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Secom, Paulo Pimenta, a disparada do dólar é culpa de uma “indústria das fake news” estaria trabalhando contra o Brasil” e

Nas redes sociais, Pimenta publicou mensagens dizendo que um perfil do X estaria fazendo publicações falsas.

O perfil de fake news foi apagado, mas os criminosos serão encontrados e responsabilizados. A internet não é terra sem lei e quem comete crimes contra o Brasil não ficará impune!”, escreveu.

Foi Lula

Ao contrário do que diz o PT (e parte da imprensa), a cotação do dólar começou a disparar em 27 de novembro, por causa da celebrada promessa de isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais.

Enquanto todos esperavam uma sinalização de que o governo Lula cumpriria a promessa de responsabilidade fiscal e se esforçaria para cumprir o arcabouço com o qual se comprometeu, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sinalizou exatamente o contrário, com uma promessa para 2026.

Restou ao PT, que alega tanto combater fake news, contar mentiras para tentar esconder os próprios erros.

Redação CNPL com informações da Redação d’O Antagonista