Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

A CNPL

Quem somos

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL é uma entidade de grau superior, que conta com uma estrutura sindical que abrange 21 federações filiadas, mais de 465 sindicatos representantes de 56 profissões e de cerca de 8,9 milhões de profissionais em todo o País. Trabalha em prol de suas filiadas no sentido de lutar por seus interesses.

Para isso, a diretoria está sempre em contato com órgãos servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a fim de aprovar causas favoráveis aos profissionais e profissões que representa.

Histórico

A CNPL foi a terceira entidade, com o seu nível de representação, a ser fundada no Brasil, no dia 11 de fevereiro de 1953, ano em que o País estava proporcionando amplas bases para o sindicalismo e havia apenas duas confederações de trabalhadores: a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC.

Constituída por três importantes federações à época: a Federação dos Contabilistas do Estado do Rio Grande do Sul, a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo e a Federação Nacional dos Odontologistas, a CNPL foi reconhecida oficialmente pelo Governo Federal no dia 27 de maio de 1954, por meio do Decreto nº 35.575, assinado pelo presidente da República, Getúlio Vargas, para fins de estudo, coordenação, proteção, reivindicação e representação legal dos profissionais liberais, no sentido da solidariedade profissional e dos interesses nacionais.

Posteriormente, no ano de 1985, a CNPL tornou-se referência na defesa dos direitos e definições dos deveres dos profissionais liberais no País, quando o presidente José Sarney constituiu a lei nº 7.316, de 28 de maio, que atribui às entidades sindicais que integram a Confederação o mesmo poder de representação dos sindicatos representativos das categorias profissionais diferenciadas, nas ações individuais e coletivas de competência da Justiça do Trabalho, sendo uma importante conquista para as Classes profissionais.

Em 14 de julho de 1992, a Confederação adquiriu uma nova sede, sendo transferida do Rio de Janeiro para Brasília, onde está localizada atualmente.

Neste mesmo ano foi aprovado o novo Estatuto da CNPL, o que introduziu a realização do Congresso Nacional dos Profissionais Liberais, além de inserir a Confederação nos movimentos sociais e o aperfeiçoamento do sistema eleitoral, estendendo o voto aos sindicatos.

Visão: Ser referência nacional e internacional como confederação de excelência na gestão, representação e liderança nos movimentos sindicais e sociais.

Missão: Desenvolver, coordenar e integrar ações políticas e administrativas para o fortalecimento da Confederação, entidades representadas e profissionais liberais, através da capacitação e inserção nos movimentos sindicais e sociais.

Nosso negócio: Representação individual e coletiva dos profissionais liberais.

Princípios e valores: Ética, Respeito, Compromisso, Transparência, Fidelidade.