Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Seminário da CSA discute Operação Condor, página negra das ditaduras do Cone Sul

Outras notícias

...

TST garante direito à rescisão indireta de contrato por emprego ao receber salário menor no mesmo cargo

Com a rescisão indireta, o profissional tem direito à multa de 40% sobre o FGTS, seguro-desemprego e benefícios. Em recente…

Qual é o prazo máximo para os carros aderirem às placas Mercosul

Com padronização das novas placas Mercosul objetivo é o aumento da segurança nas estradas e coibir fraudes Placa Mercosul é…

Crédito barato, produtividade, tecnologia e moeda forte: como EUA deixaram Brasil e UE para trás

Números mostram que, proporcionalmente, PIB brasileiro acelerou neste século, mas distância entre Brasil e Estados Unidos só aumentou; veja gráficos…

China inaugura megaporto no Peru: US$ 3,6 bilhões, 8.000 empregos e uma revolução no comércio global A

China inaugura megaporto no Peru e redefine o comércio global com investimento bilionário e poder estratégico (Imagem: Reprodução) O megaporto…

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, representada pela Assessora Jurídica Maria Cristina Almeida, esteve presente no seminário realizado pela Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas – CSA, entre os dias 24 e 25 de julho, na sede da entidade, em São Paulo, que debateu o impacto da Operação Condor, de triste memória, sobre os trabalhadores e suas organizações.

Também durante a reunião, foram discutidos os resultados da 103ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, que aconteceu no último mês de maio, em Genebra (Suíça). A primeira mesa de debates contou com a presença o Professor Jair Krischke, presidente da ONG do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, que ressaltou a participação dos Estados Unidos e Brasil na Operação Condor e a dificuldade de resgatar os documentos para construir a história.

Na segunda mesa de debates, que tratou sobre estratégias jurídicas na busca da verdade, a advogada criminalista Rosa Cardoso, integrante da Comissão Nacional da Verdade – CNV resumiu o histórico da Operação Condor e relatou o andamento dos processos de justiça e reparação para as vítimas. Em relação aos resultados da 103ª Conferência Internacional do Trabalho foram apresentados três painéis:
“Nova Normativa da OIT em Trabalho Forçoso”, por Ruth Coelho Monteiro; “Discussão sobre o Tema Informalidade”, por Isamar Escalona; e “Liberdades Sindicais, negociação coletiva e direito de greve”, por Antônio Lisboa. Ainda no contexto da Conferência da OIT, foram relatados casos de descumprimento das convenções latino-americanas da Colômbia, República Dominicana, Venezuela e Equador, selecionados pela Comunidade Andina das Nações (CAN). O encerramento do seminário culminou com a apresentação de um trabalho direcionado para discutir estratégias da CSA, através da rede de Direitos Humanos e Equipe Jurídica Continental, frente a OIT.  Fonte: Assessoria de Imprensa / Assessoria Jurídica / Comitê de divulgação CNPL

]]>