Outras notícias
A FECONTESC – Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina realizou entre os dia 1 e 2 de julho a 35ª edição do Encontro Nacional das Entidades Representativas de Contabilistas – ENERCON, no auditório do Hotel Mercure, em Florianópolis (SC). Na abertura o presidente da FECPNTESC, Tadeu Oneda, deu as boas-vindas aos participantes e disse que nos dois dias de evento serão debatidos os principais temas da atual agenda nacional: Trabalho, Previdência e Momento Político.
“O objetivo é debater o atual cenário brasileiro e levantar propostas que possam contribuir no processo de retomada do crescimento do país”, explica o presidente da Federação dos Contabilistas de SC (Fecontesc), Tadeu Oneda, entidade responsável pela organização do encontro, que é uma realização conjunta das oito federações existentes. Conforme ele, ninguém como os profissionais da contabilidade conhece a realidade das empresas e a difícil situação por que passam, assim como os problemas financeiros que afetam a área pública.
Na cerimônia de abertura, falaram o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, e da Federação do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia – FEDCONT, Luiz Sérgio Rosa Lopes, que se manifestou em nome de todas as oito Federações presentes.
Azevedo defendeu que – até a finalização do processo de impedimento da presidente Dilma Roussef – o governo se exima de fazer alterações nas regras que regem a previdência e também as relações de trabalho. Para ele, o governo interino de Michel Temer não pode ser “afoito”. “As medidas não podem ser feitas na velocidade em que estão sendo anunciadas, bem como não devem ficar restritas aos gabinetes, mas debatidas com a sociedade”, disse.
Já Rosa Lopes ressaltou a importância do encontro e antecipou que o próximo evento deve acontecer no Rio de Janeiro. Também fez uso da palavra o vice-presidente do Sescon Grande Florianópolis, Darley Antonio Grande, em nome dos três Sescons em Santa Catarina.
A abertura do evento também contou com a presença de dois presidentes de Conselhos Regionais de Contabilidade, o de Minas Gerais e o de Santa Catarina. Na abertura, o presidente do CRCMG, Rogério Marques Noé, afirmou que Conselhos, Federações e Sindicatos dos Contabilistas precisam caminhar juntos. “O papel das Federações é fundamental para a qualificação dos profissionais da contabilidade, o que representa uma maior proteção à sociedade”.
Já o presidente do CRCSC, Marcello Seemann, disse que a população tem que participar no trabalho de fiscalização da gestão pública e no combate à corrupção e citou o programa Contabilizando com o Cidadão, lançado pela entidade, e que traz em linguagem acessível – que “até pedreiro pode entender” – informações para que cada um possa acompanhar como o dinheiro arrecadado via impostos vem sendo aplicado.
No primeiro dia do evento foram realizadas três minipalestras. O tema Previdência foi abordado por Ernesto Germano Parés, jornalista e assessor político do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região. Já André Santos, jornalista, consultor parlamentar, colaborador do boletim do DIAP e da publicação Radiografia do Novo Congresso Nacional-2015/2019, falou sobre Trabalho. Coube ao jornalista Moacir Pereira, colunista e comentarista político e autor de mais de quarenta livros, comentar o atual momento político.
Fonte; Assessoria de Imprensa FECONTESC
Fale com a CNPL