Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Profissionais liberais da Região Norte se encontram em Belém

Outras notícias

...

Fim da escala 6×1 seria desastroso para construção, acreditam entidades do setor

Sem esse modelo de trabalho, mercado teria que buscar a contratação de novos trabalhadores em um cenário de escassez de…

TST valida gravação sem consentimento como prova contra empregador

Colegiado aceitou a gravação por considerá-la lícita quando realizada por um dos interlocutores.  Gravação telefônica com más referências de vendedora…

Carro lançado no Brasil leva nota zero em segurança

O carro foi reprovado nos testes do Latin NCAP, sem pontuar suficientemente para receber nem mesmo uma estrela da organizaçãoImagem:…

A estranha história de uma microempresa que tem 303 ações trabalhistas

Supostos tomadores de serviços alegam que nunca tiveram relação com empresa; funcionários foram cadastrados anos depois em sistemas do governo…

O Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania realizado pela Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, no auditório do Sindicato dos Médicos do Pará – SINDMEPA, nos dias 7 e 8 de abril, reuniu dirigentes de entidades representativas de diversas categorias para juntos discutirem não apenas os rumos e perspectivas do movimento sindical das profissões liberais, mas também debaterem com profundidade a delicada situação social, política e econômica pela qual passa o País.

Ao saudar os participantes do Fórum, o presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, ressaltou a importância de os dirigentes e os próprios profissionais se engajaram com afinco em atividades voltadas para a formação, atualização, capacitação e qualificação, para melhor realizarem uma representação laboral transparente e eficiente.

“O Brasil e o mundo vivenciam transformações radicais nas relações de trabalho e nos meios e modos de produção. Os novos tempos, agora sim realmente globalizados, não nos permitem a estagnação e a perda de referenciais e oportunidades. Nesses momentos de mudanças abruptas e radicais é que se faz necessária a presença, a orientação e a determinação de um movimento sindical realmente disposto a retomar o protagonismo e a responsabilidade na luta por políticas sociais e trabalhistas que realmente consolidem avanços e conquistas para os trabalhadores, para a sociedade e para o País”, afirmou Azevedo que reiterou a importância do estabelecimento de um contato direto entre a CNPL e suas bases em todas as regiões do Brasil.

Presente ao Fórum , o deputado Arnaldo Jory (PPS- PA) apoiou a realização do evento, destacando a importância de os profissionais liberais, cujas categorias de trabalhadores permeiam toda a economia se reúnam para discutir e buscar soluções para o País. Também  presente na abertura do encontro, o presidente da Cova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST/AMAPÁ-PARÁ, Marivaldo Nazareno Vieira da Silva.

Profunda troca de experiências e conhecimentos

O Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania permitiu que a CNPL levasse aos colegas da Região Norte uma equipe de palestrantes que pontuou e contextualizou aos presentes uma série de temas e questões que se configuram cruciais para a compreensão do novo papel que a sociedade e os trabalhadores esperam dos sindicatos.

O relacionamento com a classe política, a elaboração, encaminhamento e acompanhamento de projetos de leis, de emendas entre outros temas que profissionalizam a atuação política dos sindicalistas foi apresentado pelo assessor parlamentar da CNPL e do DIAP, André Santos, em sua palestra “Análise de Conjuntura/ Ambiente político/ Quem é quem no processo decisório?”.

E na sequência Fernando Ferrari Filho, economista e professor da UFRGS falou sobre a “Conjuntura Econômica Brasileira: Problemas e Perspectivas” e  Zilmara Alencar, assessora Jurídica da CNPL e especialista em Relações do Trabalho tratar o tema “As entidades sindicais e as transformações no mundo do trabalho”, provocando bastante interesse e participação dos sindicalistas e demais convidados nos espaços destinado aos debates.

O Fórum proporcionou também uma oportunidade ímpar para as lideranças sindicais da Região Norte em dialogarem de forma direta com um representante do universo, em escala global, o senhor Stanley Gacek, diretor-adjunto da Organização Internacional do Trabalho – OIT, não só prestigiou ao Fórum, como também foi um dos palestrantes, apresentando o tema : “A OIT e as normas do direito sindical em escala global: Os desafios do trabalho decente”.

Gacek elogiou bastante a iniciativa da realização do Fórum, bem como se prontificou a ser o elo de ligação entre a CNPL e a OIT na discussão dos sérios problemas de precarização das relações de trabalho que os profissionais liberais vem sofrendo não só no Brasil como no mundo. O dirigente apoiou a discussão desse tema, que em algumas vezes remete à escravidão contemporânea no âmbito da Conferência Internacional da OIT que é realizada anualmente em Genebra.

Assessoria de Imprensa / Comitê de Divulgação CNPL