Outras notícias
Nesse ano de 2016, a cidade de Belém do Pará, representando a Região Norte, foi a escolhida para sediar a reabertura do ciclo de Fóruns sobre Sindicalismo, Política e Cidadania, organizados pela Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, cuja realização se dará entre os dias 7 e 8 de abril, no Auditório do SINDMEPA – Sindicato dos Médicos do Pará, localizado na R. Boaventura da Silva, 999, Nazaré, Belém/PA.
Essa é uma oportunidade única não só para que os representantes das categorias, os trabalhadores profissionais liberais, como também para os estudantes das diversas áreas que compõem as profissões liberais de melhor entender e participar das ações do movimento sindical.
Durante os dois dias de realização do Fórum, os participantes terão acesso a uma grade curricular bastante específica e em completa sintonia com as necessidades de atualização e redefinição das boas práticas sindicais, visando a permanente prestação de uma representação laboral corajosa e transparente.
Para tanto, temas como a atual situação econômica brasileira e mundial, as entidades sindicais e as transformações no mundo do trabalho, análise da conjuntura política nacional e história e desenvolvimento do sindicalismo no Brasil e no mundo, dentre outros assuntos comporão o pano de fundo desse Fórum que busca nacionalizar e unificar os discursos e as demandas das categorias de profissionais brasileiros.
Dentre os palestrantes já confirmados para o evento em Belém estão o economista e professor da UFRGS, Fernando Ferrari Filho; a consultora especialista em Relações do Trabalho e Assessora Jurídica da CNPL, Zilmara Alencar; José Reginaldo Inácio, pedagogo, escritor e Secretário de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI e André Santos, Assessor Parlamentar da CNPL e do DIAP.
Nesta edição do Fórum, os participantes contarão, também, com uma palestra do diretor-adjunto do escritório da Organização Internacional do Trabalho – OIT no Brasil, Stanley Gassek que abordará o tema “A OIT e as normas do direito sindical em escala global: Os desafios do trabalho decente”.
Segundo Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, presidente da CNPL, “a realização desse fórum voltado para atualização de dirigentes e profissionais sinaliza a preocupação da entidade com a retomada de um protagonismo sindical deixado de lado desde o advento da redemocratização. A CNPL entende que o movimento sindical, e as profissões liberais em particular, tem uma responsabilidade enorme na recolocação de metas e projetos voltados efetivamente para as classes trabalhadoras, em contraponto às políticas antissindicais e de arrocho econômico e perdas de direitos trabalhistas em ação neste momento”.
Assessoria de Imprensa / Comitê de Divulgação CNPL
Fale com a CNPL