Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Curso sobre Atualização em Negociação Coletiva de Trabalho

Outras notícias

...

TST garante direito à rescisão indireta de contrato por emprego ao receber salário menor no mesmo cargo

Com a rescisão indireta, o profissional tem direito à multa de 40% sobre o FGTS, seguro-desemprego e benefícios. Em recente…

Qual é o prazo máximo para os carros aderirem às placas Mercosul

Com padronização das novas placas Mercosul objetivo é o aumento da segurança nas estradas e coibir fraudes Placa Mercosul é…

Crédito barato, produtividade, tecnologia e moeda forte: como EUA deixaram Brasil e UE para trás

Números mostram que, proporcionalmente, PIB brasileiro acelerou neste século, mas distância entre Brasil e Estados Unidos só aumentou; veja gráficos…

China inaugura megaporto no Peru: US$ 3,6 bilhões, 8.000 empregos e uma revolução no comércio global A

China inaugura megaporto no Peru e redefine o comércio global com investimento bilionário e poder estratégico (Imagem: Reprodução) O megaporto…

Teve início hoje, 11/2, às 9h, com término às 18h, no auditório da CNPL, em Brasília, o Curso de Atualização em Negociação Coletiva de Trabalho, voltado para dirigentes de entidades representativas de trabalhadores, ministrado pela assessora jurídica da CNPL, Maria Cristina de Almeida.

Maria Cristina Almeida é advogada especializada em Direito Trabalhista e Negociação Coletiva de Trabalho,  e durante sua palestra abordará conceitos de legislação na negociação e seus aspectos legais, dando ênfase sobre as formas de negociar, os dissídios e as convenções coletivas de trabalho.

“Dentro da proposta do curso, vamos tratar de um tema bastante polêmico que é a negociação coletiva e que vem sendo exigido das entidades sindicais, através do posicionamento do Judiciário e do Ministério do Trabalho e Emprego. Ou seja, os sindicatos devem cumprir o seu papel e promover as negociações coletivas em nome das categorias representadas, como pede a lei”, disse a assessora.

 

Dentro da programação oferecida pelo curso, os participantes discutirão sobre a negociação e seus aspectos legais, conceito e legislação; as formas de negociar, acordo, convenção coletiva e dissídio coletivo; a negociação coletiva na prática, além de abordarem sobre aspectos da contribuição assistencial e utilização do sistema mediador, do Ministério do Trabalho e emprego.

Ao recepcionar os participantes do curso, o presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, enfatizou sobre a importância de os dirigentes sindicais aprimorarem os fundamentos da negociação coletiva. “Esse é o momento maior da representação sindical, quando o representante, em nome de toda a categoria, exerce o poder de luta e de negociação co0m os patrões buscando em primeiro lugar o estabelecimento de direitos e conquistas para as classes trabalhadoras”, disse Azevedo.

Assessoria de Imprensa / Comitê de Divulgação CNPL