Outras notícias
Dirigentes da CTB receberam No último dia 26, no escritório da Central em Brasília, a visita de representantes da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL). Na pauta do encontro, uma discussão sobre a atual conjuntura e o decreto que pretende regulamentar a Lei 12.690/2012, que trata da regulamentação de cooperativas.
O presidente da CNPL, Carlos Alberto de Azevedo, foi recebido pelo presidente da CTB, Adilson Araújo, pelo vice-presidente Joílson Cardoso, pelo secretário de Previdência e Aposentados, Pascoal Carneiro, e pela secretária de Saúde do Trabalhador, Elgiane Lago, além da advogada Zilmara Alencar.
Os dirigentes da CTB destacaram diversos pontos em comum defendidos pelas duas entidades. “Um deles é a defesa que fazemos do sistema confederativo. Entendemos que as centrais não se conflitam com as confederações. Ao contrário: a CTB nasceu defendendo esse sistema”, explicou Joílson Cardoso, citando como exemplo a atuação dos cetebistas na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). “Temos maioria e não a filiamos à CTB em seu congresso mais recente. Preferimos fazer a disputa política interna”, pontua o dirigente.
Cooperativas
A respeito da regulamentação das cooperativas, os representantes da CTB afirmaram que, ao contrário do que foi veiculado pelo Palácio do Planalto, não foram todas as centrais que saíram em defesa do decreto que se discute no momento a respeito do tema. “A CTB é totalmente contrária, pois coloca os trabalhadores liberais em uma situação de risco”, afirma Pascoal Carneiro.
Segundo o presidente da CNPL, houve por parte da entidade a tentativa de atuar e colaborar com as discussões do grupo formado no Ministério do Trabalho e Emprego sobre o tema, mas sem sucesso.
Seminário
Para que esse tema seja aprofundado entre as duas entidades, seus representantes sinalizaram que em 2014 será organizado um seminário em conjunto, com o envolvimento direto do Centro Nacional de Estudos Sindicais (CES) e Escola de Formação da CNPL. Uma nova reunião no começo de 2014 deverá dar encaminhamentos a essa proposta.
Fonte: Portal CTB
Fale com a CNPL