Outras notícias
Comitê de Formação da CNPL comemora a boa receptividade das lideranças sindicais da Região Sudeste que participaram do evento
“A realização desses ciclos de fóruns de atualização sindical em todas as regiões brasileiras soam como a forma mais eficaz de a Confederação se aproximar efetivamente de suas bases e amplificar um projeto nacional de qualificação das lideranças sindicais das profissões liberais”, afirmou Carlos Alberto de Azevedo, presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, ao se dirigir aos participantes do Fórum de Atualização Sindical, voltado para a Região Sudeste e realizado na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 16 de agosto, no Copacabana Praia Hotel.
Dirigentes sindicais de entidades representativas de profissionais liberais da região, bem como representantes de sindicatos de Federações e Sindicatos das regiões Sul e Nordeste também estiveram presentes, confirmando a ampla abrangência da iniciativa da diretoria da CNPL em investir na qualificação e atualização de suas bases.
Para Azevedo, a qualidade e a competência dos palestrantes convidados que abriram um amplo leque de novas informações para os sindicalistas presentes foi fundamental para o sucesso do evento. O presidente aproveitou a ocasião para descrever as principais ações da Confederação no acompanhamento de projetos e políticas voltadas para os profissionais liberais.
Abertura
O vice-presidente da CNPL Rogério Noé, representando o presidente Carlos Alberto de Azevedo, abriu o Fórum de Atualização Sindical, reforçando a importância de os dirigentes sindicais das entidades de profissionais liberais se reciclarem e se atualizarem par um melhor exercício da representação sindical.
“Nada mais importante que possamos oferecer às nossas entidades filiadas ferramentas para que possam exercer uma representação de qualidade, baseada na eficiência e na competência”, afirmou Noé.
Para Maria Terezinha Oscar Govinatski, vice-presidente e Coordenadora do Comitê de Formação da CNPL, “a diretoria da entidade têm direcionado seus esforços no sentido de qualificar o profissional liberal em todos os níveis, seja no papel de dirigente sindical, quanto no exercício profissional calcado em bases sólidas de conhecimento”, explicou Terezinha.
Palestras
A primeira palestrante do evento, Zilmara Alencar, advogada, especialista em Relações de Trabalho, assessora sindical da CNPL, abriu os trabalhos chamando a atenção para a queda de confiança vivida pelas entidades sindicais. “Segundo a percepção popular, medida por pesquisas nacionais, a desconfiança em relação às entidades sindicais só é superada pela rejeição da população em relação aos serviços prestados pelo SUS, a classe política e o Congresso Nacional”. Exemplificou Zilmara.
A consultora reforçou a necessidade de as entidades sindicais retomarem suas prerrogativas legais de origem, extrapolando a mera defesa de direitos trabalhistas, buscando ampliar conquistas não só para a classe trabalhadora, como também para o conjunto da sociedade.
A palestra de Zilmara Alencar, sobre o Estado e as Normatizações para o Movimento Sindical agradou em cheio, suscitando inúmeras participações, apartes e questionamentos. Muito elogiada pelos participantes do Fórum!
O segundo palestrante do dia, André Santos, jornalista, especialista em Política e Representação Parlamentar, assessor parlamentar do Diap e da CNPL, discutiu temas da maior importância, envolvendo o atual momento político brasileiro e o movimento sindical dos profissionais liberais.
“O movimento sindical é um dos grandes, senão o maior pilar da democracia, e como tal deve ser reconhecido. O que buscamos aqui é o estabelecimento denovos parâmetros de atuação das lideranças sindicais com o intuito de se regatar importância histórica e social do movimento sindical”, reforçou Santos.
Fernando Ferrari Filho, Doutor em Economia e Pós-Doutorado em Economia pela University of Tenesse (EUA) e University of Cambridge (Inglaterra), debateu com os participantes do Fórum o tema ‘A Grande Recessão e o Impacto sobre a Economia Brasileira’, enfocando o atual momento nacional sob um viés econômico e quais os principais desdobramentos para o futuro brasileiro.
Em sua palestra, Ferrari proporcionou um panorama da economia global e da profunda interdependência entre as nações, a despeito de suas particularidades e diferenças. Ferrari aproveitou também para contextualizar o momento econômico em relação às políticas sociais e de trabalho e da atuação do movimento sindical em função da modernização das relações econômicas e da força de trabalho.
A qualidade e competência dos palestrantes foi atestada pela participação dos dirigentes sindicais no debate com os componentes da mesa. As discussões serviram não apenas para tirar dúvidas, mas também como definir ações e trocar experiências de atuação sindical.
Ao final do Fórum, os participantes prepararam um relatório sobre o evento.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Comitê de Divulgação
Fale com a CNPL