Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Movimento sindical em profundo debate

Outras notícias

...

TST garante direito à rescisão indireta de contrato por emprego ao receber salário menor no mesmo cargo

Com a rescisão indireta, o profissional tem direito à multa de 40% sobre o FGTS, seguro-desemprego e benefícios. Em recente…

Qual é o prazo máximo para os carros aderirem às placas Mercosul

Com padronização das novas placas Mercosul objetivo é o aumento da segurança nas estradas e coibir fraudes Placa Mercosul é…

Crédito barato, produtividade, tecnologia e moeda forte: como EUA deixaram Brasil e UE para trás

Números mostram que, proporcionalmente, PIB brasileiro acelerou neste século, mas distância entre Brasil e Estados Unidos só aumentou; veja gráficos…

China inaugura megaporto no Peru: US$ 3,6 bilhões, 8.000 empregos e uma revolução no comércio global A

China inaugura megaporto no Peru e redefine o comércio global com investimento bilionário e poder estratégico (Imagem: Reprodução) O megaporto…

Uma numerosa e atenta plateia acompanhou com extremo interesse e significativa participação a palestra proferida pelo  ex-presidente da CNPL e atual assessor internacional da entidade, Luiz Eduardo Gautério Galo, que tratou da História do Movimento Sindical Internacional. Em sua intervenção, Gallo explicitou a interdependência do movimento sindical em escala global e como as relações de trabalho estão inseridas em um amplo contexto de interesses transnacionais que interferem diretamente no dia a dia das classes trabalhadoras.

 

[caption id="attachment_724" align="alignright" width=""]André Santos, assessor parlamentar do DIAP e CNPL[/caption]Na sequência, foi a vez de o assessor parlamentar da CNPL e do DIAP, André Santos, proceder a uma análise em relação ao Momento atual do Movimento Sindical Global, com ênfase na discussão do modelo capitalista de produção, com a consequente exploração da mão de obra, e o papel da organização sindical como principal ator social em todo esse processo. O tema provocou uma efetiva participação dos presentes que questionaram bastante os rumos do movimento sindical, sua capacidade de comunicação e relacionamento com as entidades governamentais. [caption id="attachment_725" align="alignleft" width=""] Zilmara Alencar, assessora jurídica e sindical da CNPL[/caption]A construção do Artigo 8º da Constituição, que define os parâmetros  da organização sindical tais como pluralidade, unicidade, contribuição sindical (compulsória ou não), foi o tema da palestra da assessora Jurídica e Sindical da CNPL, Zilmara Alencar que levou os sindicalistas presentes à uma profunda reflexão ao propor que o movimento sindical retome o protagonismo das lutas políticas e repense seu modo de atuação. Zilmara ainda discorreu sobre a necessidade de alterações na legislação trabalhista e as perspectivas do  movimento sindical em relação ao novo cenário institucional e político brasileiro
Gestão financeira e administrativa [caption id="attachment_726" align="alignleft" width=""]Antônio Feijó e Carlos Roberto apresentam painel sobre Contribuição Sindical[/caption]O ex-presidente da CNPL e atual Tesoureiro-Geral da entidade, acompanhado pelo responsável pela área de contribuição sindical da entidade, Carlos Roberto Cordeiro Torres, colocou em pauta o sistema de cobrança e o valor da contribuição sindical e como ela afeta a vida das entidades laborais, bem como especificou as ações da CNPL no sentido de ajudar a uniformizar o valor desta contribuição, pondo fim a uma grande polêmica. “A presença do setor de arrecadação e da tesouraria nos cursos de formação sindical visa ao aprimoramento, por parte das entidades, do sistema de arrecadação da contribuição sindical devida, seja no tocante à facilitação na emissão da guia, seja no tocante à evolução e ao crescimento do percentual arrecadado”, esclareceu Feijó. Tanto Feijó, quanto Carlos Roberto, durante e após a palestra, responderam a diversas dúvidas e questionamentos dos sindicalistas presentes, extremamente interessados na questão da manutenção das entidades sindicais, na qual a contribuição sindical é a maior responsável. Na ocasião, a CNPL pôs-se à disposição dos representantes sindicais pra auxiliar no envio, acompanhamento, cobrança e eventual recobrança da contribuição como forma de aumentar a arrecadação dos sindicatos da base. Outras fontes de custeio A assessora sindical Zilmara Alencar, voltou a se dirigir aos presentes para apresentar outras formas de custeio das entidades laborais além da contribuição sindical. Ela apontou a existência das contribuições assistencial, confederativa e associativa como outras fontes de receita para os sindicatos, além de debater os fundamentos legais de cada uma delas com o intuito de fenecer embasamento legal tanto em questões de cobrança e recobrança, quanto em demandas judiciais. Para a assessora da CNPL, a ingerência governamental indevida na questão de financiamento das entidades representativas tem, sistematicamente, transformado sindicalistas em meros administradores, afastando-os, face a pesada exigência legal e burocrática, de sua tarefa primeira de atender a sua base profissional. Assessoria de Imprensa / Comitê e Divulgação CNPL

]]>