Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Brasil tem mais de 202 milhões de habitantes, estima IBGE

Outras notícias

...

A Tabela Fipe não serve para mais nada: lojistas estão sistematicamente pedindo até 40% a mais do que o valor de mercado

bmw 320 2024 1 Nas últimas semanas, olhando os sites de classificados, para tentar achar um carro da maneira que…

COP-30 à vista, o Brasil sob holofotes

É essencial que a governança fundiária avance, viabilizando a criação de um mercado de carbono regulado que garanta segurança jurídica,…

Menor oferta mantém preços dos ovos em valores recordes

Onda de calor pode afetar a produção e a qualidade do produto, alerta o Cepea  Foto: Adobe Stock A baixa…

Precatórios judiciais podem superar CDI em até 431%, mas são bem arriscados

Investimento em precatórios pode oferecer retornos expressivos, mas exige atenção aos prazos e à liquidez, segundo especialistas (Foto: Steve Buissinne/Pixabay)…

Com 44 milhões de habitantes, São Paulo permanece como o estado mais populoso do Brasil

O Brasil tem 202.768.562 habitantes. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Diário Oficial da União e é relativa à população residente no País em 1º de julho de 2014. Em comparação à estimativa divulgada em 2013, a população aumentou em 1.727.848 habitantes – o que representa crescimento de 0,85%.

 

O estado mais populoso é São Paulo com 44.035.304, seguido por Minas Gerais com 20.734.097 e Rio de Janeiro com 16.461.173. Por outro lado, a menor estimativa de população é do estado de Roraima, no norte do País, com 496.936.

Os dados divulgados pelo IBGE também são especificados para cada um dos 5.564 municípios brasileiros. De acordo com o Instituto, as estimativas são apresentadas anualmente e podem ser utilizadas para “cálculo das cotas do Fundo de Participação dos Estados e Municípios e para áreas propostas para constituição de novos municípios e distritos, bem como dos municípios já existentes que alterem seus limites, em atendimento a dispositivos legais”. Crescimento Em nota publicada em seu site oficial, o IBGE destaca que os municípios que possuem entre 100 mil e 500 mil habitantes – considerados de médio porte – foram os que mais cresceram no País, com uma taxa geométrica de 1,12%. “Esses municípios, em geral, são importantes centros regionais em seus estados, ou integram as principais regiões metropolitanas do país, configurando-se como áreas de atratividade migratória”, destacou o instituto. Por outro lado, os municípios com mais de 500 mil habitantes registraram crescimento menos acentuado (0,84%) em comparação à média nacional (0,86%). “Essa tendência é influenciada, sobretudo, pelo ritmo lento de crescimento de algumas das principais capitais e núcleos metropolitanos, como, por exemplo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém, Recife e São Paulo”, informou o IBGE. As menores taxas de crescimento populacional entre 2013 e 2014 estão em média nos municípios com menos de 100 mil habitantes. A taxa para esse caso foi estimada em 0,72%.”O baixo crescimento, ou até decréscimo em muitos casos, pode ser explicado pelo componente migratório, influenciado por seu baixo dinamismo econômico”, acrescentou. Fonte: Estadão

]]>