Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Fórum Sindical dos Trabalhadores alinha diretrizes de mobilização para assegurar permanência de direitos

Outras notícias

...

TST decide que a reforma trabalhista vale para contratos anteriores a ela

Por maioria, Corte trabalhista define que as mudanças na CLT devem ser aplicadas de forma imediata e a todos os…

Brasil na rota dos vírus  cibernéticos

O Brasil enfrenta uma crescente onda de ataques cibernéticos, incluindo ransomware, phishing e fraudes bancárias, afetando tanto indivíduos quanto grandes instituições. Somos…

Escassez de energia limitará data centers de IA no futuro

O alerta é do Gartner, apontando que consumo energético para GenAI excederá a capacidade de produção das concessionárias até 2027…

Proteção à maternidade e os benefícios tributários aos empregadores

Novos desdobramentos sobre a proteção à maternidade alinham responsabilidade social e eficiência financeira Crédito: Freepik A proteção ao trabalho da…

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, participou nesta terça-feira, dia 20 de fevereiro, em Brasília/DF, de reunião do Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST, para fortalecer a união e a luta das entidades de base nos estados. A proposta é alinhar diretrizes de mobilização em âmbito nacional das confederações com as federações e sindicatos para abordagem e diálogo com os candidatos políticos que irão concorrer às eleições gerais deste ano.

O pleno do FST pretende apresentar aos candidatos a deputado federal e senador as propostas defendidas pelas entidades sindicais para que direitos legalmente conquistados pela classe trabalhadora sejam mantidos. A articulação política será voltada integralmente para combater a precarização das relações de trabalho e a fragilização do movimento sindical, que assegura a proteção social dos trabalhadores, tendo em vista o massacre aos direitos dos trabalhadores e o desmonte da previdência social.

Em consenso, ficou deliberado para o dia 17 de abril, em São Paulo, o Encontro Nacional Preparatório para o Congresso Nacional da Classe Trabalhadora, que será realizado nos dias 9, 10 e 11 de agosto, em Praia Grande/SP. A programação do Congresso será estruturada no Encontro Nacional, de forma democrática, com as entidades membro do FST.

Segundo o coordenador do Fórum, Artur Bueno de Camargo, o momento requer maior organização das entidades sindicais para intensificar o trabalho nos estados, com foco na consolidação de aliados políticos que estejam realmente dispostos a defender o direito dos trabalhadores no Congresso.

 

Conjuntura política nacional

O assessor parlamentar da CNPL, André Santos, apresentou análise da conjuntura política nacional. A análise incluiu o calendário de trabalho legislativo do Congresso frente às eleições gerais que serão realizadas no mês de outubro. Bem como foi registrado as estratégias adotadas hoje para definição e registro de filiação política, que encerra no dia 6 de abril.

Nesse contexto, também foi esclarecido sobre o cenário nacional diante da publicação no Diário Oficial e União (DOU) do ato do Presidente da Mesa do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), que prorroga por mais 60 dias o tempo e vigência da MP 808/2017, que altera a Reforma Trabalhista.

Desta forma, a Medida Provisória completa 60 dias, nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro e tem seu prazo final estendido até 22/04/2018 (120 dias). Portanto, precisa ser apreciada pela Comissão Mista, Plenário da Câmara dos Deputados e Plenário do Senado Federal até este prazo.

Também foi ressaltada a designação dos membros da Comissão Mista que irá apreciar a matéria. Porém o Presidente (senador) e Relator (deputado) do colegiado ainda não foram definidos; o que deve ocorrer até a próxima semana.

]]>