Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

CNPL participa do V Encontro Nacional dos Trabalhadores em Educação e Cultura

Outras notícias

...

TST decide que a reforma trabalhista vale para contratos anteriores a ela

Por maioria, Corte trabalhista define que as mudanças na CLT devem ser aplicadas de forma imediata e a todos os…

Brasil na rota dos vírus  cibernéticos

O Brasil enfrenta uma crescente onda de ataques cibernéticos, incluindo ransomware, phishing e fraudes bancárias, afetando tanto indivíduos quanto grandes instituições. Somos…

Escassez de energia limitará data centers de IA no futuro

O alerta é do Gartner, apontando que consumo energético para GenAI excederá a capacidade de produção das concessionárias até 2027…

Proteção à maternidade e os benefícios tributários aos empregadores

Novos desdobramentos sobre a proteção à maternidade alinham responsabilidade social e eficiência financeira Crédito: Freepik A proteção ao trabalho da…

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, participou nessa quarta-feira, dia 18 de outubro, em Brasília/DF, da solenidade de abertura do V Encontro Nacional dos Trabalhadores em Educação e Cultura (ENTEC). Nesta edição, o evento realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura, abordou como eixo central “Desmonte Sindical, Reformas, Crise Social e Moral”.

O presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, parabenizou a CNTEEC pela organização do evento e pela ampliação do debate em pauta frente às mudanças nas relações sociais e do trabalho. Segundo ele, o momento requer maior união dos trabalhadores para combater os retrocessos estabelecidos pelo governo Temer (PMDB), diante da reforma trabalhista e da recente Portaria MTE 1.129/17 que modifica o conceito de trabalho escravo no Brasil e restringe a chamada Lista Suja, violando assim, a legislação nacional e compromissos internacionais firmados pelo país.

V Encontro Nacional fomentou, de 18 a 20 de outubro, o debate para buscar alternativas de resistência e meios de enfrentamento no campo político, jurídico, econômico e social, garantindo os direitos sociais e trabalhistas que historicamente foram construídos na luta e protagonismo do Movimento Sindical.

Objetivos Gerais:

Descrever o cenário prospectivo da agenda de modernização conservadora do Governo Temer e impacto futuro para relações sociais trabalhistas;
Analisar as alternativas políticas, jurídicas e económicas para o movimento sindical frente a implantação da Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista);
Apontar novos caminhos para representação do Movimento Sindical na conjuntura de desmonte do Sistema de Seguridade Social.

Objetivos Específicos:

Apresentar novas formas de relacionamento entre trabalhadores e movimento sindical, destacando o papel histórico do Movimento Sindical na construção da cidadania moderna;
Destacar formas de movimento em rede, com destaque para modernas estratégias de comunicação (mídias sociais), criando espaços de divulgação alternativos para enfrentamento e resistência no sindicalismo nacional;
Buscar novos caminhos para o problema da mobilização subjetiva e cooperação do sistema confederativo, federativo e sindicatos no Brasil.
O V ENTEC – Encontro Nacional dos Trabalhadores em Educação e Cultura acontece nos dias 18,19 e 20 de outubro de 2017, na sede da CNTEEC em Brasília – DF. 

Fotos: Astronautas Filmes

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação do Plano Brasília 

]]>