Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Nos últimos anos, fomos o continente que mobilizou mais pessoas para o trabalho decente. Neste 7 de outubro, vamos continuar a dar o exemplo!

Outras notícias

...

TST decide que a reforma trabalhista vale para contratos anteriores a ela

Por maioria, Corte trabalhista define que as mudanças na CLT devem ser aplicadas de forma imediata e a todos os…

Brasil na rota dos vírus  cibernéticos

O Brasil enfrenta uma crescente onda de ataques cibernéticos, incluindo ransomware, phishing e fraudes bancárias, afetando tanto indivíduos quanto grandes instituições. Somos…

Escassez de energia limitará data centers de IA no futuro

O alerta é do Gartner, apontando que consumo energético para GenAI excederá a capacidade de produção das concessionárias até 2027…

Proteção à maternidade e os benefícios tributários aos empregadores

Novos desdobramentos sobre a proteção à maternidade alinham responsabilidade social e eficiência financeira Crédito: Freepik A proteção ao trabalho da…

No dia 7 de outubro, este ano comemorará o 10º aniversário do Dia Mundial do Trabalho Decente (JMTD). Em resposta ao convite da CSI, milhões de pessoas participaram de eventos relacionados à JMTD desde 2008 e este ano mais uma vez será um dia de mobilização global: os sindicatos de todo o mundo virão exigindo trabalho decente.

Em 2017, o tema para as Américas se concentrará em um dos eixos do trabalho decente: proteção social. O Encontro Regional “Reformas Fiscais e Proteção Social nas Américas”, realizada de 31 de julho a 2 de agosto de 2017, definiu que o tema da JMTD para 2017 na região será defender proteção social para todos, e salários mínimos de vida. Este dia de mobilização em todo o continente irá preparar o Grande Encontro do Dia Continental para a Democracia e Contra o Neoliberalismo.

Estamos enfrentando uma onda de reformas fiscais e de pensões ausentes na região. As reformas atuais não procuram garantir a proteção dos pensionistas, mas o sistema AFP continua lucrativo. Administradores de fundos de pensão (AFPs) são uma falha social que faz bilhões de dólares em empresas que se beneficiam com as costas dos trabalhadores. É necessário que o movimento sindical se opõe às AFP em ações programáticas para retornar às leis de distribuição. Não podemos permitir que a ganância corporativa estabeleça as regras da economia! Defendemos que os sistemas privados de segurança social estabelecidos na região sejam revertidos para o público. A segurança social é um direito, não uma mercadoria.

Além disso, 80% da população mundial acha que o salário mínimo em seu país é muito baixo. Os governos devem assegurar que os salários mínimos sejam suficientes para garantir um padrão de vida decente e que a proteção social garanta a sustentabilidade financeira em períodos de vida em que o trabalhador não tenha renda.

Pedimos a todas as organizações afiliadas e fraternas que participem ativamente neste Dia Mundial, mobilizando o maior número possível de pessoas e organizando o maior número de atividades. Nenhuma ação é muito grande ou muito pequena para o Dia Mundial do Trabalho Decente: pode ser uma mesa redonda, uma demonstração em massa, uma carta de protesto, etc.

Este ano, 7 de outubro cai no sábado, o que significa que algumas organizações podem optar por organizar seus eventos durante a semana anterior ou posterior a essa data.

Enviamos anexadas três imagens para redes sociais via WhatsApp, Facebook e / ou Twitter como parte do Dia Mundial do Trabalho Decente. Além disso, você encontrará um documento do Word com sugestão de texto para acompanhar essas imagens no WhatsApp e / ou no Facebook no momento da partilha.
Gostaria de agradecer se você pudesse enviar as informações pertinentes para wddw@ituc-csi.org e mayra.castro@csa-csi.org com nome, data, local, foto e descrição de suas ações. Bem como através do Facebook e do Twitter do CSA. Se você tiver dúvidas ou preocupações, você também pode enviá-los para esses endereços.

]]>