Outras notícias
De que forma o profissional liberal pode contribuir para produção e consumo sustentáveis no ambiente de trabalho? A preocupação pelo equilíbrio entre o limite dos recursos naturais do Brasil, o impacto do crescimento populacional e a responsabilidade individual nesse processo serão abordados no Eixo Sustentável do VIII Congresso Nacional das Profissões Liberais “O Profissional Sustentável Transforma – Construindo o Futuro”, de 16 a 18 de maio, em Brasília.
Como o Brasil faz parte dos países que adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), para execução até 2030, a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) ampliará o debate no VIII Congresso, com representantes de 53 categorias de profissionais liberais de todo o país. Além da conscientização cidadã, o debate pretende reforçar o conceito da ONU de que o desenvolvimento sustentável não é somente uma forma de progresso econômico, mas também de justiça social.
Segundo o professor e pesquisador em planejamento e educação ambiental e gestão de recursos hídricos, Renato Tagnin, o Brasil possui grande potencial cultural, ecológico e econômico, não explorados ainda, que representa um diferencial em relação às demais nações e precisa ser aproveitado. “É preciso rever os custos socioambientais doa avanço sobre os biomas e ecossistemas que têm função estratégica para a manutenção dos elementos básicos, que dão sustentação à vida. Isso implica em efetivar essas transformações, boa parte delas contempladas nas metas dos ODS”, esclareceu o palestrante.
Para Renato Tagin, a manutenção e desenvolvimento dos serviços ecossistêmicos e da rica diversidade cultural brasileira também permitirá a abertura de novos campos de trabalho. “Em diversos países, essa orientação já possibilita avanços sociais e econômicos significativos, e isso deve pautar, no Brasil, a prestação de serviços e o campo profissional, considerando a necessidade de se desenvolver potenciais ainda não explorados, superando as rígidas e tradicionais fronteiras de especialidades e da competição a qualquer custo, em que todos perdem”, afirmou.
Além do Eixo Sustentável, o VIII Congresso Nacional das Profissões Liberais pretende abordar também o desenvolvimento social, político e de trabalho.
Palestrantes – Eixo Sustentável
Renato Arnaldo Tagnin
Professor e Pesquisador em Planejamento e Educação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos
Nelton Friedrich
Especialista em Desenvolvimento Sustentável
CLIQUE AQUI e confira a programação completa do evento
]]>
Fale com a CNPL