Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Programa Preparando para o Futuro

Outras notícias

...

Escassez de energia limitará data centers de IA no futuro

O alerta é do Gartner, apontando que consumo energético para GenAI excederá a capacidade de produção das concessionárias até 2027…

Proteção à maternidade e os benefícios tributários aos empregadores

Novos desdobramentos sobre a proteção à maternidade alinham responsabilidade social e eficiência financeira Crédito: Freepik A proteção ao trabalho da…

Fim da escala 6×1 seria desastroso para construção, acreditam entidades do setor

Sem esse modelo de trabalho, mercado teria que buscar a contratação de novos trabalhadores em um cenário de escassez de…

TST valida gravação sem consentimento como prova contra empregador

Colegiado aceitou a gravação por considerá-la lícita quando realizada por um dos interlocutores.  Gravação telefônica com más referências de vendedora…

 

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) lançou, no dia 21 de novembro de 2016, em Brasília/DF, o Programa “Preparando para o Futuro” para incentivar a contratação de adolescentes e jovens aprendizes em entidades sindicais. O programa possui parceria nacional com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e recebeu apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A abertura do evento contou com depoimentos de jovens aprendizes, de representantes de empresas e de entidades sindicais, que comprovaram, na prática, a importância da inclusão social por meio do primeiro emprego. A proposta do programa “Preparando para o Futuro” vai muito além da colocação dos jovens no mercado de trabalho; é garantir a transformação social desses adolescentes e jovens aprendizes, em todo o país. O programa da CNPL foi inspirado no Programa Adolescente Aprendiz, instituído pelo TST, em 2012, e será regulamentado pela Lei de Aprendizagem nº 10.097/2000.

Segundo o presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, a iniciativa servirá como exemplo para as 28 federações e mais de 500 entidades sindicais filiadas em todo o território nacional também aderir ao programa. “O diálogo que resultou no programa Preparando para o Futuro iniciou com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lélio Bentes Corrêa, e se consolidou como uma realidade extremamente grandiosa, que possibilita a participação de todo o movimento sindical dos profissionais liberais. Nossa responsabilidade também pretende combater esse desnível social brasileiro”, pontuou. 

A CNPL contratou, também no mês de lançamento do programa, em novembro, o primeiro jovem aprendiz da entidade, Pedro Lucas Rodrigues da Silva, de 16 anos, para atuar na área administrativa da Confederação.

]]>