Outras notícias
Médicos de 14 estados brasileiros participaram na noite de ontem da cerimônia de fundação e posse da Federação Médica Brasileira (FMB), em Belém. A nova entidade, que terá como primeiro presidente o médico paraense Waldir Cardoso, já nasce representando cerca de 180 mil médicos de todas as regiões do Brasil, com forte presença no Norte e Nordeste. Os vários problemas enfrentados pela categoria no País e a decepção de grande parte dos sindicatos com a gestão da antiga federação, levou os 14 sindicatos a buscarem uma nova entidade para representá-los nacionalmente. Em seu discurso de posse, Waldir Cardoso destacou os grandes enfrentamentos da categoria, em nível nacional, e chamou os companheiros à luta. “A hora é agora. Momento de transformar a história da organização sindical médica brasileira, em uma história de homens e mulheres compromissados com a categoria e, sobretudo, com saúde de qualidade para a população brasileira”.
Entres os desafios, ele destacou “a crescente desvalorização do trabalho médico, com grande prejuízo na qualidade da assistência médica; absoluta ineficácia das políticas de qualificação da formação de médicos no país; e a crescente onda de transferência da gestão na saúde pública para Organizações Sociais e Fundações Públicas de Direito Privado”.
Waldir foi aplaudido por autoridades que se fizeram presentes ao evento, entre elas o secretário estadual de saúde, Vítor Mateus, que destacou que: “Hoje é uma noite histórica para o país. Criar uma Federação não é fácil. E ter um paraense como presidente é motivo de orgulho. Me sinto honrado em dizer ‘conte conosco’. Fico muito grato em estar aqui e digo estamos juntos. Vamos em frente”.
A presidente da Santa Casa de Misericórdia do Pará, Rosângela Monteiro, disse que “esta é uma nova luta que este conjunto de sindicatos se junta para resolver as lacunas que a área da saúde precisa. Desejo, em nome da Santa Casa, que, junto com os sindicatos e a FMB, encontremos alternativas para solucionar as situações do dia a dia na saúde”.
“Atualmente, o sindicalismo brasileiro passa por um momento especial de renovação, com a criação da nova FMB, que permitirá continuar nossas lutas por novas demandas, como a empregabilidade, a globalização e humanização dos serviços e cada vez mais empenhar-se na luta por condições dignas de trabalho” afirmou o diretor Wilson Machado. O diretor destacou ainda que o movimento sindical tem a difícil tarefa de resgatar o papel ativo dos profissionais de qualquer categoria na construção de uma militância que seja capaz de fazer uma leitura crítica da realidade buscando transformá-la.
Também participou da posse, o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais, Carlos Alberto Schmitt, que destacou o desafio de se criar uma entidade de caráter nacional como a FMB: “Não é fácil criar uma empreitada dessas. Principalmente em uma época onde todas as situações são adversas aos médicos”, disse. “Os médicos estão de parabéns por buscar se organizar novamente numa federação nacional, que vai lutar pelos interesses coletivos da categoria”, acrescentou.
O médico Waldir Cardoso agradeceu as palavras de incentivo e finalizou, acrescentando que: “o nosso objetivo é lutar em prol da categoria médica e em benefício dos pacientes por um SUS de qualidade”.
Além da diretoria do Sindmepa, participaram da cerimônia de posse convidados do Pará e dos demais estados que compõem a FMB: Acre, Alagoas, Amapá, Anápolis, Campinas, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sorocaba, São Paulo e Tocantins.
Confira abaixo a nominata da diretoria da FMB:
Presidente: Dr. Waldir Araújo Cardoso
Vice-Presidente: Dra. Janice Painkow
Secretária Geral: Dra. Maria de Lourdes Carneiro David de Souza
Secretário de Finanças: Dr. José Erivalder Guimarães de Oliveira
Secretário de Finanças Adjunto: Dr. Eduardo Luís Cruells Vieira
Secretário de Assuntos Jurídicos: Dr. Casemiro dos Reis Junior
Secretário de Comunicação: Dr. Cyro Veiga Soncine
Secretário de Educação Médica e Formação Profissional: Dr. Márcio José Paiva
Secretário de Relações Trabalhistas e Sindicais: Dra. Edilma de Albuquerque Lins Barbosa
Secretário de Benefício, Previdência e Saúde do Trabalhador: Dr. Aury Jorge Faresin
Secretário de Saúde Suplementar: Dra. Silvana Soraia Gouveia Henriques Martins
Secretário de Educação Médica e Formação Profissional: Dr. Márcio José Paiva
Secretário de Direitos Humanos: Dr. Rodrigo Almeida de Souza
Secretária da Mulher Médica: Dra. Helen Rosane Amoras Melo
Secretário do Formando e Médico Jovem: Dr. Guilherme Augusto Pulici
TITULARES DO CONSELHO FISCAL:
Dr. Eder Gatti Fernandes
Dr. Leopoldo Alberto Back
Dr. Wilson Franco Rodrigues
Suplentes:
Dra. Maria das Neves Guedes Cavalcanti Bezerra
Dra. Nara Neli Torres
Dr. Iron Antônio de Bastos
Fonte: Assessoria de Imprensa SINDIMEPA
Fale com a CNPL