Outras notícias
Projeto de moradias em Atlanta contaram com IA para ser concluído mais rapidamente (Imagem: Cove Architecture)
Em Atlanta (EUA), um projeto de moradias geminadas pode se tornar marco no design moderno graças ao uso intensivo de inteligência artificial (IA) em todas as etapas do processo, como mostra uma matéria do Fast Company.
A Cove Architecture, especializada em consultoria de IA para arquitetos, usou suas ferramentas para otimizar desde o planejamento e design até a conformidade regulatória e seleção de materiais.
Dispositivo inovador simula sensações complexas em realidade virtual
Os cofundadores da empresa, Sandeep Ahuja e Patrick Chopson, dizem que a IA foi usada para acelerar muito o projeto de Atlanta, alcançando redução de 60% nos cronogramas de design, estimativas de custo em estágio inicial que atingiram 95% de precisão e corte de 40% nas despesas de iteração de design. “em vez de levar seis meses, estamos fazendo isso em um mês“, diz Ahuja.
IA na arquitetura: mais produtividade e criatividade
O uso de IA no design não substitui os arquitetos humanos, mas os apoia, tornando o processo mais ágil e permitindo maior foco na parte criativa.
Para Tim Fu, a IA se torna um “cocriador livre-pensador“, colaborando no processo de design de maneira fluida.
Tanto a Cove Architecture quanto outros designers acreditam que essa abordagem híbrida, que combina criatividade humana e eficiência da IA, será o futuro da arquitetura, permitindo escalar projetos de forma inovadora e eficiente.
Redação CNPL sobre artigo de Leandro Costa Criscuolo e Rodrigo Mozelli /expresso.arq
Endereço: SCS Quadra 01, Bloco M, Salas 1301 a 1305; 1317 e 1318 Edifício Gilberto Salomão, Asa Sul, Brasília, DF, CEP: 70305-900
Fale com a CNPL