Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

IA chegou na arquitetura e já revoluciona projetos de construção

Outras notícias

...

Oferta da Azul pode ser a maior no País em quase 2 anos e terá bônus de subscrição grátis

Emissão pode movimentar R$ 4,1 bilhões, dependendo do apetite dos investidores Segundo fontes, há interesse de fundos e gestoras nos…

Ministro estuda aumentar teto do MEI e adotar tabela progressiva para categoria; defasagem chega a 122%

18Mudança deve ser articulada com a reforma tributária e pode adotar sistema progressivo com base nas contribuições ao INSS. O…

Mercado de galpões logísticos perde fôlego neste começo de ano

Consultorias Cushman & Wakefield e Newmark apontam redução na absorção líquida  Consultores imobiliários ponderam que a baixa foi circunstancial e…

Consignado CLT: entenda o que acontece com o seu FGTS em caso de demissão após empréstimo

O programa de crédito consignado ao trabalhador CLT prevê que, como garantia, o contratante deve escolher usar até 10% do saldo no FGTS e ainda 100%…
  • 11 de abril de 2025

Projeto de moradias em Atlanta contaram com IA para ser concluído mais rapidamente (Imagem: Cove Architecture)

Em Atlanta (EUA), um projeto de moradias geminadas pode se tornar marco no design moderno graças ao uso intensivo de inteligência artificial (IA) em todas as etapas do processo, como mostra uma matéria do Fast Company.

Cove Architecture, especializada em consultoria de IA para arquitetos, usou suas ferramentas para otimizar desde o planejamento e design até a conformidade regulatória e seleção de materiais.

Dispositivo inovador simula sensações complexas em realidade virtual

Os cofundadores da empresa, Sandeep Ahuja e Patrick Chopson, dizem que a IA foi usada para acelerar muito o projeto de Atlanta, alcançando redução de 60% nos cronogramas de design, estimativas de custo em estágio inicial que atingiram 95% de precisão e corte de 40% nas despesas de iteração de design. “em vez de levar seis meses, estamos fazendo isso em um mês“, diz Ahuja.

IA na arquitetura: mais produtividade e criatividade

  • A IA foi aplicada, por exemplo, na análise de códigos de zoneamento e parâmetros locais, permitindo que a equipe economizasse tempo com tarefas complexas e repetitivas, liberando espaço para a criatividade;
  • Da mesma forma, em outro projeto do Studio Tim Fu, as ferramentas de IA ajudaram a garantir que o design atendesse a requisitos rigorosos de preservação histórica na Eslovênia.
  • Nesse contexto, o uso da IA possibilitou a criação de projeto de luxo em contexto restrito.

O uso de IA no design não substitui os arquitetos humanos, mas os apoia, tornando o processo mais ágil e permitindo maior foco na parte criativa.

Para Tim Fu, a IA se torna um “cocriador livre-pensador“, colaborando no processo de design de maneira fluida.

Tanto a Cove Architecture quanto outros designers acreditam que essa abordagem híbrida, que combina criatividade humana e eficiência da IA, será o futuro da arquitetura, permitindo escalar projetos de forma inovadora e eficiente.

Redação CNPL  sobre artigo de Leandro Costa Criscuolo e Rodrigo Mozelli /expresso.arq