Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Novo PL considera cobrança de taxas sobre Pix como prática abusiva

Outras notícias

...

Só em decisões judiciais, Amil contabilizou perdas de R$ 5 milhões através de  fraudes

Em um dos casos, uma clínica médica de São Paulo causou prejuízo de R$ 750 mil A Amil afirma que…

Empresas são investigadas por barrar contribuição sindical

Empresas do interior de São Paulo são suspeitas de influenciar funcionários a se opor à contribuição sindical e se recusam…

DeepSeek começa a ser integrado em celulares chineses

Startup chinesa passará a disputar com outras gigantes da IA para celular, como Galaxy AI e Apple Intelligence DeepSeek (Foto:…

Novas startups de patinetes elétricos preferem cautela à velocidade

Whoosh, Jet e Pulga querem provar que patinetes elétricos são viáveis e buscam crescimento menos intenso e diálogo com o…
  • 19 de fevereiro de 2025

PL quer alterar Código de Defesa do Consumidor, então quem violar as regras ficará sujeito às penalidades do CDC. 

Bruno Peres/Agência Brasil

Está em análise na Câmara dos Deputados um novo Projeto de Lei que propõe alterar o Código de Defesa do Consumidor para tornar abusiva a cobrança de taxas ou valores adicionais sobre pagamentos realizados por meio de PIX. O texto do PL 9/25 tem teor semelhante ao da medida provisória enviada ao Congresso.

O PL também torna obrigatória a fixação de cartazes informativos nos estabelecimentos comerciais e de serviços, físicos ou virtuais, com a seguinte mensagem: “É ilegal cobrar taxa no PIX”. 

A proposta é do deputado Duarte Jr. (PSB-MA), que afirma que o objetivo é fortalecer a proteção dos direitos dos consumidores no uso do PIX como meio de pagamento.

“A medida também fortalece a transparência e promove a conformidade com a legislação, prevenindo abusos e garantindo que o PIX continue sendo utilizado de maneira justa e eficiente, sem prejuízos para a sociedade”, afirma.

O descumprimento da medida prevista sujeitará o infrator às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, que incluem multa e suspensão temporária de atividade, entre outras.

Medida provisória

A Medida Provisória (MP) 1288/25, enviada pelo governo federal ao Congresso Nacional em janeiro, reforça a regra que proíbe a cobrança de taxas em transações financeiras via PIX.

Pela MP, o pagamento realizado por meio de PIX à vista equipara-se ao pagamento em espécie, não sendo admitida a cobrança de qualquer imposto, taxa ou contribuição.

O texto do governo define como prática abusiva a cobrança de valores adicionais por fornecedores de produtos ou serviços em pagamentos por PIX.

O descumprimento também sujeita os infratores a penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.]

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.  

Redação CNPL com informações Agência Câmara de Notícias