Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Banco Central libera pagamentos de boletos via PIX a partir de 3/1

Outras notícias

...

Os desafios estruturais do trabalho no mundo pós-IA. Em especial no varejo e hospitalidade

No Brasil e nos Estados Unidos, os indicadores de desemprego estão nos seus patamares históricos mais baixos, com tendência de…

O que leva trocar a CLT no Brasil pelo subemprego nos EUA?

Ao invés de criticar as deportações, é hora de refletir sobre razões que levam tanta gente trocar a proteção da…

Médicos e “influencers”: como reconhecer bons profissionais nas redes sociais?

Generalistas e especialistas disputam a atenção e os likes dos internautas, que têm canais limitados para denunciar condutas irregulares Foto:…

CEO da Uber dá alerta a motoristas de aplicativo: ‘serão substituídos na próxima década’

(Germano Lüders/Exame) De acordo com um relatório da Creative Fabrica, dirigir carros de aplicativo foi uma das profissões mais procuradas…
  • 3 de fevereiro de 2025

Novos boletos com QR Code e boleto dinâmico chegam para facilitar pagamentos no Brasil! Descubra as mudanças do Banco Central e como isso impacta você.

Já está em vigor, a partir desta segunda-feira, 3/1 uma nova resolução do Banco Central do Brasil (BC), que traz aprimoramentos significativos nas regras para o uso de boletos de pagamento.

A principal inovação permite que esses boletos sejam quitados através de outros meios de pagamento autorizados ou operados pelo BC, como é o caso do Pix.

Para realizar o pagamento, os usuários poderão acessar um QR Code específico presente no próprio boleto.

Com essa atualização, o BC visa incorporar a agilidade e a aceitação popular do sistema Pix à experiência tradicional dos boletos, que são amplamente utilizados e têm passado por várias melhorias em termos de segurança nos últimos anos.

Atualmente, algumas instituições financeiras já estão testando a opção de pagamento via QR Code, e os usuários têm se beneficiado dessa alternativa.

Contudo, agora essa possibilidade será regulamentada de forma mais abrangente, definindo responsabilidades entre todos os envolvidos no processo.

A Resolução BCB 443, datada de 12 de dezembro de 2024, também introduz uma nova modalidade conhecida como boleto dinâmico.

Este tipo de boleto será especialmente utilizado para a negociação de títulos representativos de dívidas entre empresas, prometendo aumentar a segurança e eficiência nessas transações.

Ricardo Vieira Barroso, chefe da Divisão do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC, destacou que “a inclusão da opção de pagamento via Pix e a criação do boleto dinâmico visam modernizar esse instrumento de pagamento, oferecendo maior conveniência e segurança tanto para quem paga quanto para quem recebe”.

Redação CNPL sobre artigo de Ricardo de Freitas / JC