Outras notícias
Nos últimos dias 11 e 12/7, em Belo Horizonte (MG), a Confederação Nacional das profissões Liberais – CNPL realizou curso de Capacitação em Gestão Sindical direcionado aos dirigentes sindicais ligados as profissões liberais, visando a capacitação, formação, atualização e qualificação desses profissionais.
De acordo com a vice-presidente da CNPL e coordenadora do Comitê de Formação da entidade, Maria Terezinha Oscar Govinatzki, as novas formatações dos cursos, fóruns e seminários oferecidos pela CNPL neste ano de 2015 vem fortalecer, ainda mais, a interação da Confederação com as Federações filiadas e os Sindicatos da base.
“O destaque nessa nova concepção de cursos de Gestão Sindical, por exemplo, está na ênfase com que nos dedicamos a execução da parte prática, trazendo para o dirigente e para o profissional liberal os novos contextos e normas tanto da Justiça do Trabalho, quanto do Ministério do Trabalho e Emprego, e com isso ajudando a repensar e reaprender o nosso jeito de fazer um sindicalismo moderno, transparente e eficiente”, afirmou Maria Terezinha, que apresentou a palestra “Introdução à gestão e prática sindical”.
Na sequência foi a vez de o advogado e consultor em relações de trabalho da Zilmara Alencar Consultoria, Guilherme da Hora Pereira, trazer para os participantes do curso o tema “As entidades sindicais e as transformações no mundo do trabalho”, onde a tônica apresentada foi a necessidade de uma retomada do protagonismo das entidades sindicais em prol de uma representação mais efetiva dos trabalhadores, priorizando a luta pelos seus interesses e direitos laborais.
“Creio que a iniciativa da CNPL em promover os diversos cursos de gestão sindical, junto às mais diversas regiões do País, traduz o viés vanguardista e demonstra a efetividade das ações desta Confederação na coordenação dos interesses das demais entidades a ela vinculadas. Entendo que a qualificação contínua do dirigente sindical é essencial para a propagação das boas práticas sindicais por meio do emprego de mecanismos e técnicas modernos e de gestão e de administração da entidade enquanto instrumentos para a efetividade da representação das mais variadas profissões liberais, tendo em vista, obviamente, a manutenção do equilíbrio e da equidade no binômio capital-trabalho”, afirmou Pereira.
Arrumando a casa
Um dos objetivos primordiais desse curso trazido pela CNPL diz respeito a organização do dia a dia da entidade sindical, fundamental para o bom funcionamento das atividades de representação. E, nesse caso, uma matéria de fundamental importância diz respeito a manutenção de uma contabilidade responsável e especializada na área sindical.
Para esclarecer os diversos pontos dessa área, o contador da CNPL, Moacir Bottentuit Correia, trouxe para o curso a palestra “Contabilidade sindical, uma abordagem prática”, onde foram debatidos assuntos como a aplicação dos recursos oriundos da contribuição sindical e, acordo com a legislação vigente e outros temas práticos relacionados com o universo cotidiano da entidade sindical.
“A receptividade do público presente ao curso, bastante qualificado e, inclusive, afeito a área, demonstra a importância de se esmiuçar e ressaltar o papel desempenhado pela área contábil para o bom desenvolvimento na gestão e no papel representativo de cada entidade. O sindicato tem de ser um exemplo de transparência e boa gestão, de modo a influir positivamente na luta dos trabalhadores”, disse Correia.
E quando o assunto é representatividade e atuar na luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e garantia de direitos, sindicato que se preza tem de promover permanentemente a prática das negociações coletivas de trabalho, reconhecido como a atividade mais nobre e mais importante da entidade sindical. E quem trouxe esse tema apaixonante ao curso, discorrendo da teoria à prática, foi a assessora Jurídica da CNPL, Maria Cristina Almeida.
A intervenção da advogada Maria Cristina foi um passeio pelas atividades sindicais em seu estado mais básico e importante, passando pela negociação coletiva, registros, alterações, normas e procedimentos junto ao MTE, eleições sindicais, estatutos e alterações estatutárias, rescisões, culminando com uma animada simulação prática de assembleia, negociação laboral e patronal, etc.
“Foi muito gratificante sentir a grande participação do pessoal que interagiu em todos os momentos, demonstrando que a inserção do lado prático da negociação coletiva ajuda na percepção da importância dessa prática na vida das entidades sindicais, até mesmo por conta das exigências legais que vem sendo muito cobradas e fiscalizadas tanto pelo MTE, quanto pelo Ministério Público do Trabalho”, alertou a assessora.
Acerto
Para o presidente da Federação de Contabilistas de Minas Gerais – FECON-MG, Rogério Noé, também vice-presidente da CNPL e um dos anfitriões do evento, os profissionais liberais mineiros viram com muito bons olhos a realização do curso no estado, que conseguiu reunir um grande e qualificado público, ávido por mais conhecimento e pelo aprofundamento de questões que envolviam a representação das suas respectivas categorias, em especial no que diz respeito às regras e normas do Ministério do Trabalho e Emprego incidentes sobre a organização sindical e as diversas alterações recentemente havidas no mundo do trabalho como um todo, envolvendo questões como a terceirização, MP da PPE, minirreforma previdenciária, dentre outras alterações que incidem na atividade sindical.
“Foi muito importante poder reunir dirigentes das profissões liberais e colocá-los, de forma efetiva, em contato com as questões práticas do dia a dia sindical. Era uma exigência das nossas categorias esse tipo de informação qualificada e a reposta foi tão animadora que, mesmo sendo realizado em um fim de semana, o curso atraiu um grande público”, ressaltou Noé.
Acessória de Imprensa – Comitê de Divulgação CNPL
Fale com a CNPL