Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Governo adia, pela terceira vez, regra que limita trabalho aos feriados

Outras notícias

...

TRT2 derruba condenação de R$ 1 bilhão contra a Uber em ação movida pelo MPT

Para relatora, tutela coletiva é inviável já que cada motorista possui características distintas quanto a frequência e prestação do serviço…

ANP interrompe operações de navios-sonda e afeta produção de Petrobras e Equinor

Executivos afirmam que algumas suspensões ocorreram por "problemas menores", que normalmente não levariam a isso A Agência Nacional do Petróleo…

Profissionais brasileiros poderão ser engenheiros sêniores em Portugal

O membro do Sistema Confea/Crea reconhecido e admitido pela Ordem de Engenheiros de Portugal (OEP) poderá solicitar a outorga de…

Como reduzir o valor da conta de energia elétrica de forma consciente

A energia elétrica é um dos principais gastos que pesam no bolso e comprometem o orçamento das famílias. A agência Nacional de…
  • 1 de junho de 2024

A implementação da Portaria nº 3.665 foi adiada mais uma vez, marcada agora para 1º de agosto.

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou no último dia 27/5 o adiamento, pela terceira vez, da implementação da portaria nº 3.665, que regulamenta o funcionamento do comércio aos domingos e feriados.

A nova data estipulada para a entrada em vigor é 1º de agosto de 2024, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A portaria, inicialmente publicada em novembro de 2023, estabelecia que o funcionamento do comércio em dias não úteis dependeria de uma autorização negociada por meio de uma convenção coletiva entre trabalhadores e empregadores.

No entanto, a medida enfrentou uma reação negativa significativa, o que levou o governo federal a suspender temporariamente sua aplicação.

Cronograma de adiamentos

  • 13 de novembro de 2023: publicação da portaria nº 3.665;
  • Novembro de 2023: suspensão da portaria após o Congresso derrubar a urgência do texto, adiando sua validade em 90 dias para 1º de março de 2024;
  • 27 de fevereiro de 2024: novo adiamento por mais 90 dias, com a data de validade transferida para 1º de junho de 2024;
  • 27 de maio de 2024: cinco dias antes da entrada em vigor, a portaria é adiada novamente por 90 dias, definindo a nova data para 1º de agosto de 2024.

Mudanças em relação às normas anteriores

A medida proposta pelo Ministro Luiz Marinho alteraria a regra estabelecida pelo governo de Jair Bolsonaro em 2022.

Segundo a norma anterior, o comércio poderia operar aos domingos e feriados sem necessidade de negociação prévia, bastando um simples comunicado ao trabalhador, desde que as leis trabalhistas relativas a horas extras fossem respeitadas.

A decisão de adiar repetidamente a implementação da portaria nº 3.665 reflete as dificuldades do governo em equilibrar os interesses dos trabalhadores e dos empregadores.

A repercussão negativa inicial e as pressões políticas levaram a sucessivas revisões e adiamentos, indicando a complexidade de regulamentar o funcionamento do comércio em dias não úteis.

A publicação completa da portaria, que detalha todas as mudanças e seus impactos, pode ser acessada no Diário Oficial da União.

Redação CNPL  sobre artigo de Juliana Moratto