Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Impacto da inteligência artificial nas profissões liberais

Outras notícias

...

Mais de 35 mil fazendas podem ser desapropriadas e incorporadas as terras da União

Fazendeiros na faixa de fronteira têm até outubro para regularizar registros, sob risco de perder as terras para a União.…

O problema da economia alemã? Funcionários tiram muitas licenças médicas, dizem os patrões

De janeiro a setembro, trabalhadores faltaram 14,3 dias por causa de doenças, o que teria custado à economia cerca de…

TRT2 derruba condenação de R$ 1 bilhão contra a Uber em ação movida pelo MPT

Para relatora, tutela coletiva é inviável já que cada motorista possui características distintas quanto a frequência e prestação do serviço…

ANP interrompe operações de navios-sonda e afeta produção de Petrobras e Equinor

Executivos afirmam que algumas suspensões ocorreram por "problemas menores", que normalmente não levariam a isso A Agência Nacional do Petróleo…
  • 1 de abril de 2024

As profissões liberais serão afetadas pela introdução de ferramentas de inteligência artificial

A cidade de Bruxelas recebeu, no dia 15 de março, um seminário para entender o impacto desta mudança tecnológica na atividade dos profissionais liberais, assim como oportunidades e desafios inerentes.

O evento foi organizado pelo Conselho Europeu das Profissões Liberais (CEPLIS), a União Nacional de Profissionais Liberais e Intelectuais da Bélgica (UNPLIB) e pelo Sindicato Neutro dos Trabalhadores Independentes da Bélgica (SNI).

O evento foi aberto pelo vice-presidente da UNPLIB, Jean Ruwet, que lembrou que a inteligência artificial generativa representava tanto uma promessa de aumento da qualidade do serviço quanto um desafio ético para os profissionais.

Apontando os limites dessa tecnologia, destacou que, embora a inteligência artificial possa ajudar a fornecer melhores serviços e conselhos aos nossos clientes e pacientes, ela não pode substituir a inteligência humana.

Um professor da Universidade Livre de Bruxelas (ULB), Jean-Noël Missa, discutiu aspetos filosóficos da inteligência artificial e defendeu a visão de que a inteligência artificial geral, que poderia substituir completamente os humanos em suas atividades profissionais, ainda hoje permanece um sonho distante.

Em relação às aplicações concretas da inteligência artificial para profissionais liberais, o professor Theodoros Koutroubas, diretor do CEPLIS, destacou o impacto da tecnologia na carta relacionada aos Valores Comuns das Profissões Liberais.

Em particular, a necessidade de os legisladores garantirem a confidencialidade dos serviços e conselhos fornecidos pelos profissionais liberais e de garantir a formação contínua ao longo da vida para educa-los sobre a digitalização contínua das profissões liberais.

Este é um dos temas em destaque da edição nº 5 de 2024 do Telegram, publicação do Ceplis, Conselho Europeu das Profissões Liberais, que a Associação Nacional dos Profissionais Liberais integra desde 2023.

Consulte gratuitamente este e outros artigos no Ceplis Telegram (pdf).

Redação CNPL com informações da ANPL