Outras notícias
Navios com 3,2 milhões de barris de diesel da Rússia se aglomeram na costa brasileira. Navio-tanque com diesel russo, em foto de 2022: não está claro por que as cargas estão paradas
Dados de consultoria e de rastreamento compilados pela Bloomberg indicam que os navios estão parados em águas brasileiras; razão do acúmulo não está clara
Navios-tanque carregados com milhões de barris de diesel russo flutuam ao longo da costa do Brasil – e mais embarcações estão a caminho.
Os navios que transportam pelo menos 3,2 milhões de barris de diesel provenientes de portos russos estão parados em águas brasileiras, de acordo com a Kpler e dados de rastreamento de navios compilados pela Bloomberg.
Não está claro por que as cargas estão paradas.
Mas o excesso é o mais recente sinal de anormalidade nos fornecimento da indústria de petróleo da Rússia, em meio a sanções dos EUA e aliados.
Cargas de diesel também estão paradas em navios-tanque no Mediterrâneo e no Golfo da Guiné, e há um acúmulo de cargas de petróleo fora dos portos indianos.
Embora o volume seja notável – 3,2 milhões de barris representariam cerca de duas semanas de importações brasileiras de diesel – não parece haver uma interrupção completa na descarga de cargas da Rússia no Brasil.
Mas há pelo menos mais 3,3 milhões de barris de diesel sendo transportados atualmente para o Brasil, grande parte deles através do Atlântico.
Parece improvável que operadores continuem a enviar as cargas se não conseguirem descarregar.
Outras embarcações estão sinalizadas para seguir em rota para o Brasil, mas seus movimentos sugerem que talvez não cheguem ao país tão cedo.
O país também importou diesel dos Emirados Árabes Unidos e do Kuwait este mês.
Redação CNPL sobre artigo de Jack Wittels / Bloomberg
Endereço: SCS Quadra 01, Bloco M, Salas 1301 a 1305; 1317 e 1318 Edifício Gilberto Salomão, Asa Sul, Brasília, DF, CEP: 70305-900
Fale com a CNPL