Fórum encerra com discussões sobre conjuntura política e comunicação sindical

O Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania, realizado pela Confederação Naional das Progissões Liberais – CNPL, em Porto alegre (RS, foi encerrado ontem, dia 4, com os painés “A história dos movimentos sociais e o sindicalismo brasileiro na atualidade” e “Análise de Conjuntura/ Ambiente político/ Quem é quem no processo decisório?”, ambos apresentados pelo assessor parlamentar da CNPL e do DIAP, André Santos e “Comunicação e Jornalismo Sindical”, apresentado pelo jornalista e assessor de imprensa da CNPL, Rogério Sampaio.

Nas palestras do assessor parlamentar André Santos, a plateia foi brindada com uma imersão no atual processo político brasileiro que anda merecendo masmo algumas aulas para que seja entendido em sua plenitude. Santos tratou, por exemplo, das graves contendas que envolvem atualmente os poderes Executivo e Legislativo.

Leia mais...

Profissionais liberais debatem sindicalismo, política e cidadania em Porto Alegre

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL iniciou neste dia 3/12, em Porto Alegre (RS), a realização do seu Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania, que reuniu um grande número de dirigentes de entidades representativas e profissionais liberais para um amplo debate sobre o atual momento sócio, político e econômico brasileiro. O Fórum segue até amanhã, dia 4, no Porto Alegre Quality Hotel.

Ao abrir o evento, o presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, destacou aos participantes do Fórum da importância de, nesses momentos tumultuados pelos quais passa o País, se promover encontros dessa natureza.

“A CNPL tem permanentemente deixado Brasília, sua base política e institucional, para percorrer todas as regiões do Brasil, recolhendo sugestões para a agenda trabalhista das profissões liberais, ao mesmo tempo em que promove o crescimento da interlocução, a oferta de qualificação, atualização e capacitação de dirigentes sindicais e trabalhadores profissionais liberais. Temos a certeza de que com essas ações vimos ampliando a representatividade do nosso movimento sindical que se reflete em novas conquistas e manutenção de direitos”, afirmou Azevedo.

Leia mais...

CNPL apresenta em Porto Alegre, Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania

A Confederação Nacional das Profissões Liberais - CNPL, através de seu Comitê de Formação promove, nos dia 3 e 4/12, no Porto Alegre Quality Hotel, localizado na rua Comendador Caminha, 42, Moinhos de Ventos, um fórum de formação voltado para temas que abordem o universo do Sindicalismo, Política e Cidadania.

A escolha dos temas e debates que pautarão a realização desse curso oferecido pela CNPL tem tudo a ver com o excepcional momento pelo qual atravessa o nosso País, sob qualquer ponto de vista que venha a ser observado.

As carências são tão profundas, as urgências são tamanhas, que no entendimento da entidade, formar novas lideranças sindicais é uma tarefa inadiável e indelegável, mas sem esquecer também do processo permanente de qualificar, capacitar e atualizar os atuais dirigentes sindicais das profissões liberais, para que estes disponham de novas ferramentas que os auxiliem na difícil tarefa de bem representar o trabalhador com eficiência, transparência e dignidade.

“O movimento sindical como um todo, em sua busca pela retomada do protagonismo político e social que lhe é de direito, não pode, em hipótese alguma, descuidar da tarefa diuturna de formar quadros que autentiquem a força e a responsabilidades das classes trabalhadoras com o desenvolvimento do Brasil”, reforça Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, presidente da CNPL.

Assim, com o intuito de instrumentalizar o dirigente sindical das profissões liberais, o curso Sindicalismo, Política e Cidadania oferecerá dois dias de uma grade curricular bastante intensa, variada e consistente.

Leia mais...

Capacitação da CNPL aborda gestão contábil sindical em curso em Curitiba

Aprimoramento apresentou correta aplicação da contribuição sindical

Cerca de 50 participantes assistiram palestra sobre gestão sindical com ênfase na contabilidade, dia 10/7, em Curitiba. O contador da CNPL, Moacir Bottentui Correia, explicou com exemplos práticos, como a entidade sindical deverá proceder para efetuar os seus registros contábeis. Apresentou e esclareceu de forma simples a aplicação dos recursos oriundos da contribuição sindical de acordo com a legislação vigente.

Moacir mostrou a forma correta de segregar contabilmente as receitas e despesas da contribuição sindical. O contador explicou que os sindicatos poderão destinar até 20% dos recursos da contribuição sindical para o custeio de atividades administrativas. Porém esta parcela não poderá exceder em valor ao que o sindicato arrecada em mensalidade de associados conforme artigo 592 da CLT.

Leia mais...

Movimento sindical em profundo debate

Uma numerosa e atenta plateia acompanhou com extremo interesse e significativa participação a palestra proferida pelo ex-presidente da CNPL e atual assessor internacional da entidade, Luiz Eduardo Gautério Galo, que tratou da História do Movimento Sindical Internacional.

Em sua intervenção, Gallo explicitou a interdependência do movimento sindical em escala global e como as relações de trabalho estão inseridas em um amplo contexto de interesses transnacionais que interferem diretamente no dia a dia das classes trabalhadoras.

Leia mais...

Curitiba recebe Curso de formação Sindical

Começou neste dia 14/8, no Lizon Curitiba Hotel, na cidade de Curitiba, o Curso de Formação Sindical, realizado pela Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, edição Região Sul, que prossegue até amanhã. Cerca de 80 dirigentes sindicais de toda a região estiveram presentes ao vento.

Antes do começo dos trabalhos foi observado um minuto de silêncio em homenagem à memória do candidato à presidência da República, Eduardo Campos, falecido ontem em desastre aéreo.

A abertura do curso ficou a cargo da vice-presidente da CNPL, Maria Terezinha Oscar Govinatski, que destacou o empenho da Confederação em oferecer aos dirigentes sindicais ferramentas que possibilitem uma melhor compreensão e entendimento do movimento sindical.

Leia mais...