Debates dominaram conclusão do Fórum realizado pela CNPL, em Vitória (ES)

No segundo e último dia do Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania, realizado pela Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, na cidade de Vitória (ES), entre os dia 18 e 19/8, apresentou um leque de palestras que mobilizou de forma extremamente toda a assistência envolvida no evento.

A primeira delas foi “A História dos Movimentos Sociais e o Sindicalismo Brasileiro na Atualidade, - Conquistas e Desafios”, proferida pelo professor, escritor e Secretário de Educação da CNTI, Reginaldo Inácio, que representa um verdadeiro tratado da história e da evolução do movimento sindical, que mesmo sob um viés acadêmico, trás para os sindicalistas e trabalhadores informações fundamentais para o entendimento global do movimento sindical.

Na sequência, o Assessor Parlamentar da CNPL e do DIAP, André Santos, abriu o leque de como funciona o ambiente político como um todo e em especial o embate entre as bancadas patronais e laborais dentro do contexto legislativo. Santos aproveitou, também , para explicitar aos presentes o funcionamento do ambiente político e estabelecer um quem é quem no processo decisório. Foi uma palestra esclarecedora e potencialmente útil para os dirigentes que tenham que atuar frente a frente com qualquer dos poderes constituídos.

Por fim, a palestra da Assessora Jurídica e Sindical CNPL e Consultora em Relações de Trabalho, Zilmara Alencar, que proferiu a palestra “As transformações sindicais e as transformações do mundo do trabalho”, cuja principal transformação é trazer aos dirigentes sindicais a importância capital de o movimento sindical, aí incluído o dos profissionais liberais, recuperar o protagonismo nas transformações sociais, políticas e de trabalho, chamando para si não apenas as questões de cunho corporativos e laboras, mas também aquelas ações capazes de transformar a nossa sociedade e o nosso País, transformando-o em um modelo social mais justo, fraterno e igualitário.

Finalmente os debates, discussões e propostas confirmaram o acerto da eleição de temas e assuntos tratados durante o Fórum, uma vez que a participação da plateia foi ativa e absolutamente sintonizada com as propostas emanadas do encontro.

Assessoria de Imprensa / Comitê de Divulgação CNPL