Debates dominaram conclusão do Fórum realizado pela CNPL, em Vitória (ES)

No segundo e último dia do Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania, realizado pela Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, na cidade de Vitória (ES), entre os dia 18 e 19/8, apresentou um leque de palestras que mobilizou de forma extremamente toda a assistência envolvida no evento.

A primeira delas foi “A História dos Movimentos Sociais e o Sindicalismo Brasileiro na Atualidade, - Conquistas e Desafios”, proferida pelo professor, escritor e Secretário de Educação da CNTI, Reginaldo Inácio, que representa um verdadeiro tratado da história e da evolução do movimento sindical, que mesmo sob um viés acadêmico, trás para os sindicalistas e trabalhadores informações fundamentais para o entendimento global do movimento sindical.

Leia mais...

Panorama econômico e debate sobre dívida pública dão o tom do primeiro dia de Fórum em Vitória

O Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania, realizado pela Confederação Nacional das Profissões Liberais –CNPL, que está sendo realizado entre os dias 9 e 10/8, no Hotel Bristol Easy Reta da Penha, na avenida Nosssa Senhora da Penha, 26 56, em Vitória (ES) teve ontem iuma abertura em grande estilo, brindando os presentes com palestras de peso sobre as questões envolvendo o atual panorama econômica brasileiro e suas projeções futuras, bem como a colocação em pauta a discussão da questão da dívida pública brasileira, talvez o maior e mais complexo nó a travar o nosso pleno desenvolvimento em quanto nação socialmente justa. As palestras foram proferidas, respectivamente pelo o economista e professor da UFRGS e pesquisador do CNPq, Fernando Ferrari Filho e pela dra. Lujan Maria Bacelar de Miranda, especialista em Direito Constitucional, e coordenadora do Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida.

Leia mais...

Vitória recebe Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania

A cidade de Vitória (ES), representando a Região Sudeste, será palco da realização de mais uma etapa do ciclo de Fóruns sobre Sindicalismo, Política e Cidadania, organizados pela Confederação Nacional das Profissões Liberais, cuja realização se dará entre os dias 18 e 19 de agosto, no Bristol Easy Hotel - Reta da Penha, Av. Nossa Sra. da Penha, 2656 - Santa Luiza, Vitória.

Essa é uma oportunidade única não só para que os representantes das categorias, os trabalhadores profissionais liberais, como também para os estudantes das diversas áreas que compõem as profissões liberais de melhor entender e participar das ações do movimento sindical.

Durante os dois dias de realização do Fórum, os participantes terão acesso a uma grade curricular bastante específica e em completa sintonia com as necessidades de atualização e redefinição das boas práticas sindicais, visando a permanente prestação de uma representação laboral corajosa e transparente.

Para tanto, temas como a atual situação econômica brasileira e mundial, as entidades sindicais e as transformações no mundo do trabalho, análise da conjuntura política nacional e história e desenvolvimento do sindicalismo no Brasil e no mundo, dentre outros assuntos comporão o pano de fundo desse Fórum que busca nacionalizar e unificar os discursos e as demandas das categorias de profissionais brasileiros.

Leia mais...

CNPL levou para o Rio de Janeiro debate sobra a reconstrução do diálogo político

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, através de seu Comitê de Formação e visando o trabalho de qualificação, capacitação e formação de lideranças sindicais e atualização de profissionais liberais, realizou na cidade do Rio de Janeiro, nos últimos dias 6 e 7/4 o debate social abrangendo o “Movimento sindical e a classe trabalhadora: a reconstrução do diálogo político”.

Nesse debate que envolveu dirigentes de sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais, foram explorados temas pertinentes ao movimento sindical envolvendo análise econômica nacional e global; análise política, tratando das interrelações entre trabalhadores e a classe política e os poderes constituídos; e análise das relações do trabalho no momento atual, descortinando tanto o escopo legal quanto o lado prático envolvendo trabalhadores e sindicatos.

Leia mais...

Movimento sindical e a classe trabalhadora: a reconstrução do diálogo político

Fórum seguido de debate social organizado pela Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, nos dias 6 e 7 de maio, no auditório do SINDPREV-RJ, Rua Joaquim Silva,98, Lapa (RJ), em parceria com os sindicatos da base das profissões liberais, destinado à qualificação, atualização, formação e capacitação de lideranças sindicais e aos profissionais liberais e demais categorias de trabalhadores

Quando da reconquista das liberdades democráticas, onde o movimento sindical exerceu um protagonismo político e social de caráter histórico e decisivo, representando bravamente a classe trabalhadora e falando, também, em nome de toda a sociedade civil, eis que é chegada a hora, novamente, de os representantes dos trabalhadores brasileiros apresentarem propostas e soluções para os graves dilemas que pairam sobre a Nação brasileira. O sindicalismo honesto, corajoso e transparente é a expressão máxima da organização da cidadania na luta por seus direitos sociais, políticos e econômicos.

A Confederação Nacional das Profissões Liberais- CNPL traz para junto de suas bases o necessário e inadiável debate social sobre o “Movimento sindical e a classe trabalhadora: a reconstrução do diálogo político”, onde discutiremos saídas e alternativas para o imobilismo político, social e econômico que penaliza mais que todos às classes trabalhadoras com graves questões como o desemprego, arrocho salarial e as precarizações nas relações de trabalho.

Leia mais...

Belo Horizonte recebeu curso de Capacitação em Gestão Sindical

Nos últimos dias 11 e 12/7, em Belo Horizonte (MG), a Confederação Nacional das profissões Liberais – CNPL realizou curso de Capacitação em Gestão Sindical direcionado aos dirigentes sindicais ligados as profissões liberais, visando a capacitação, formação, atualização e qualificação desses profissionais.

De acordo com a vice-presidente da CNPL e coordenadora do Comitê de Formação da entidade, Maria Terezinha Oscar Govinatzki, as novas formatações dos cursos, fóruns e seminários oferecidos pela CNPL neste ano de 2015 vem fortalecer, ainda mais, a interação da Confederação com as Federações filiadas e os Sindicatos da base.

“O destaque nessa nova concepção de cursos de Gestão Sindical, por exemplo, está na ênfase com que nos dedicamos a execução da parte prática, trazendo para o dirigente e para o profissional liberal os novos contextos e normas tanto da Justiça do Trabalho, quanto do Ministério do Trabalho e Emprego, e com isso ajudando a repensar e reaprender o nosso jeito de fazer um sindicalismo moderno, transparente e eficiente”, afirmou Maria Terezinha, que apresentou a palestra “Introdução à gestão e prática sindical”.

Leia mais...