Profissionais liberais da Região Norte se encontram em Belém

O Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania realizado pela Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, no auditório do Sindicato dos Médicos do Pará – SINDMEPA, nos dias 7 e 8 de abril, reuniu dirigentes de entidades representativas de diversas categorias para juntos discutirem não apenas os rumos e perspectivas do movimento sindical das profissões liberais, mas também debaterem com profundidade a delicada situação social, política e econômica pela qual passa o País.

Ao saudar os participantes do Fórum, o presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, ressaltou a importância de os dirigentes e os próprios profissionais se engajaram com afinco em atividades voltadas para a formação, atualização, capacitação e qualificação, para melhor realizarem uma representação laboral transparente e eficiente.

“O Brasil e o mundo vivenciam transformações radicais nas relações de trabalho e nos meios e modos de produção. Os novos tempos, agora sim realmente globalizados, não nos permitem a estagnação e a perda de referenciais e oportunidades. Nesses momentos de mudanças abruptas e radicais é que se faz necessária a presença, a orientação e a determinação de um movimento sindical realmente disposto a retomar o protagonismo e a responsabilidade na luta por políticas sociais e trabalhistas que realmente consolidem avanços e conquistas para os trabalhadores, para a sociedade e para o País”, afirmou Azevedo que reiterou a importância do estabelecimento de um contato direto entre a CNPL e suas bases em todas as regiões do Brasil.

Leia mais...

Belém reabrirá o ciclo de Fóruns sobre Sindicalismo, Política e Cidadania da CNPL

A cidade de Belém, representando a Região Norte, foi a escolhida para sediar a reabertura do ciclo de Fóruns sobre Sindicalismo, Política e Cidadania, organizados pelo Comitê de Formação Sindical da Confederação Nacional das Profissões Liberais - CNPL, voltados para a atualização, capacitação, qualificação e formação de lideranças das entidades representativas das categorias de profissionais liberais e que a partir do estado do Pará, percorrerá todas as demais regiões do País em 2016. O evento ocorrerá entre os dias 7 e 8 de abril, em local ainda a ser definido.

“A realização desses Fóruns, Brasil afora, coincide com a necessidade imperiosa de o movimento sindical cumprir a sua função cidadã e social de trazer para o primeiro plano as questões essenciais que devem ser debatidas, analisadas e encaminhadas para a devida solução por parte das principais instâncias da República, que estão a dever uma atuação digna, transparente e patriótica para o conjunto da sociedade brasileira”, afirma Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, presidente da CNPL.

De acordo com o dirigente, a CNPL entende que o movimento sindical, e as profissões liberais em particular, tem uma responsabilidade enorme na recolocação de metas e projetos voltados efetivamente para as classes trabalhadoras, em contraponto às políticas antissindicais e de arrocho econômico e perdas de direitos trabalhistas em ação neste momento.

Leia mais...

Curso de formação sindical da CNPL chega à Região Norte

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, realiza entre os dias 30 e 31 de outubro, em Manaus (AM), no Da Vinci Hotel & Conventions, curso de Formação Sindical, direcionado a dirigentes de entidades representativas dos profissionais liberais, sobre o tema “Saber mais sobre Sindicalismo”

A CNPL vem estreitando de forma significativa o relacionamento com as federações filiadas e os sindicatos da base através de um intercâmbio intenso, saudável e extremamente proveitoso na forma da retomada de ações que promovam capacitação, atualização, qualificação e formação dos dirigentes sindicais de todas as categorias das profissões liberais.

Esse processo teve início com a realização dos Fóruns de Atualização Sindical, realizado ao longo de 2013, nas cidades de Fortaleza, Florianópolis e Rio de Janeiro e que culminou com um grande seminário realizado no plenário da Comissão de Participação Legislativa (CLP) da Câmara dos Deputados, em Brasília, onde políticos, presidentes de confederações, centrais, federações e sindicatos de trabalhadores, debateram os principais anseios e necessidades dos profissionais liberais brasileiros.

Leia mais...

Gestão sindical em foco

Um dos pilares do curso de formação e que atrai bastante a atenção e provoca muitos questionamentos dos dirigentes sindicais presentes, é a parte dedicada à gestão sindical, com destaque para as principais fontes de custeio das entidades.

A assessora sindical Zilmara Alencar, voltou a se dirigir aos presentes para falar sobre contribuição sindical e outras formas de custeio das entidades laborais como as contribuições confederativa e associativa como fontes de receita para os sindicatos, além de debater os fundamentos legais de cada uma delas com o intuito de fenecer embasamento legal tanto em questões de cobrança e recobrança, quanto em demandas judiciais.

Para a assessora da CNPL, a ingerência governamental indevida na questão de financiamento das entidades representativas tem, sistematicamente, transformado sindicalistas em meros administradores, afastando-os, face a pesada exigência legal e burocrática, de sua tarefa primeira de atender a sua base profissional.

Leia mais...

Movimento sindical, história e momento atual

Após a abertura do evento, José Reginaldo Inácio, pedagogo, escritor e Secretário de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI, apresentou uma palestra abordando desde os primórdios da criação do chamado sindicalismo moderno, até chegar ao momento atual do movimento sindical no Brasil.

“Neste trabalho, analisamos a ampliação do modelo capitalista de produção, com ênfase na exploração da mão de obra, desaguando na necessária organização sindical que se torna a partir de então um dos principais atores sociais, trazendo as demandas dos trabalhadores para um primeiro plano dos debates das políticas sociais no País”, explicou o palestrante.

José Inácio também analisou, face aos desdobramentos do resultado das eleições gerais, o futuro do movimento sindical brasileiro a um curto prazo. “Prevejo que os próximo quatro anos, frente aos prognósticos políticos e econômicos, serão de extrema dificuldade para o movimento sindical que deverá ter muitas dificuldades para alcançar a implementação de suas bandeiras políticas”, explicou.

Leia mais...

Aberto curso de formação sindical em Manaus

Com a presença de inúmeros dirigentes sindicais das profissões liberais, representando diversas categorias profissionais, foi aberto na manhã de hoje, 30/10, o Curso de Formação Sindical oferecido pela Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, aos trabalhadores da Região Norte, representada em seu todo, pela cidade de Manaus.

Ao saudar os participantes do curso, o presidente da CNPL reconheceu a importância de a entidade vir ao encontro de suas bases no extremo norte brasileiro, em um encontro que promete ser bastante proveitoso para todas as partes envolvidas no evento.

“A CNPL pretende com essas ações redefinir e reconhecer o papel do novo profissional liberal que vem emergindo ao longo desses últimos anos, para partir daí, ouvindo suas demandas, entendendo suas necessidades, alinhar a ação sindical para que juntos possamos reforçar a união na busca de maiores conquistas e direitos para os profissionais liberais brasileiros”, disse Azevedo.

Leia mais...